A cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, espera receber 500 mil pessoas nos 6 dias de festejos de celebração ao São João. Desde o dia 20, esse público também tem aproveitado para cuidar da saúde.
No estande de testagem montado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no espaço Gonzagão, local onde a festa acontece até a madrugada do dia 24 de junho, foram realizados 340 testes apenas no primeiro dia de festa.
Destes atendimentos, 55 foram realizados no público masculino e 30 no feminino, tendo sido constatado dois casos de hepatite do tipo C. Em cada usuário, são realizados 4 testes: HIV, Sífilis, Hepatites B e C. Ano passado, no posto montado no município, no total, foram feitos 1.120 exames. Para este ano, a expectativa é de realização de 1.500 testes.
Os profissionais de saúde também realizaram 220 abordagens de orientação sobre sexo seguro, distribuíram 2.500 preservativos masculinos e 100 femininos, além de 500 sachês de gel lubrificante.
No aconselhamento, os usuários que quiserem também podem levar autoteste de HIV para seus parceiros. Cerca de 20 profissionais da Sesab estão trabalhando de 16h até às 2h da madrugada para atender a população.
Para Pedro Alcântara, coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte, pelo segundo ano consecutivo, essa ação tem se mostrado de extrema relevância, "com aprovação total do público, que vem espontaneamente saber como está sua saúde e ainda recebe orientação e início de tratamento, nos casos positivos para sífilis. Como médico, coordenador de Núcleo e cidadão, me sinto triplamente realizado com essa ação da Sesab e do Governo do Estado", revelou ele.
Governo da Bahia Foto divulgação
7 comentários
23 de Jun / 2024 às 23h09
Srs leitores e, população região norte deste estado. Se esse Sr, que representa o Secretário de Saúde do estado, diz está satisfeito com ação da SASEB, no evento são João,na cidade de Sr do Bonfim,e, nunca chamou a sociedade desta região, juntamente com nossos representantes todos os níveis, para falar sobre a regulação, bem assim, referente ao PLANSERV,, que a cada ano, vêm padecendo, com atendimento médico,a quem do que por direto, os titulares e dependentes são merecedores, pois, mensalmente é religiosamente descontado dos clientes, quando eu vejo, uma matéria postada por esse órgão NRS
23 de Jun / 2024 às 23h15
NRS- Norte, na condição de cidadão brasileiro, Juazeirense, me remeto a pensar de que, o intuito seja outro. Querer permanecer no cargo político, já que tudo leva a crê que irá ser demitido, em razão de outras forças políticas partidárias, que dão sustentação ao governo, não digerir esse Sr, Carlista de carteirinha, se encontrar tirando lugar de outra pessoa, mesma linha de pensamento e Política do governo estadual. Que Deus, continue nos abençoando.
24 de Jun / 2024 às 07h45
Dr. Pedro Alcântara merece nosso respeito e admiração, que o nosso Criador o proteja sempre com esta energia que o senhor tem.
24 de Jun / 2024 às 10h08
Sempre Juazeiro, inveja é o pior veneno. Mata. Salve Dr. Pedro, médico competente, político honesto, ficha limpa. Relevantes serviços prestado à população da Bahia. Respeitado por todos. Bota a língua na soda cara!!!
24 de Jun / 2024 às 10h11
Quando o trabalho incomoda, os covardes acham ruim. Continue assim Dr. Pedro, tem nossa admiração e respeito.
24 de Jun / 2024 às 10h30
Dr.Pedro Alcântara, patrimônio do povo, Sempre Juazeiro, como é teu nome? faz o que na vida? a não ser falar mal de todos e escrever errado.
25 de Jun / 2024 às 21h46
Srs leitores. Meu comento é pura verdade, porém, posso até ter um português ruim, nunca vivir às custas de nenhum político partidário, trabalho e, exerço minha cidadania com altivez e independência. Nunca o agredir enquanto ser humano, agora, como pessoa pública, foi Pralamentar, aí tenho que falar, afinal de contas és empregado do povo. Não liguem pro meu português ruim.