A exposição fotográfica “Ilha do Massangano: Cultura de um Povo Ancestral” será inaugurada nesta quinta-feira (13), na Ilha do Massangano, Petrolina, Sertão de Pernambuco. A exposição estará aberta ao público gratuitamente, no espaço externo da Casa de Ceiça, na entrada da comunidade, às 19h30, após o novenário de Santo Antônio.
O evento, que integra o projeto “Imagem, Palavra e Identidade: A Importância dos Feitos de um Povo”, tem apoio da Lei Paulo Gustavo. A mostra reúne imagens capturadas pelo fotógrafo Luiz Alves e conta com curadoria e textos do jornalista Emanuel Andrade.
Com mais de 50 imagens produzidas ao longo deste ano, a exposição retrata a rotina e os ritos históricos da comunidade ribeirinha. As fotos destacam as atividades produtivas, retratos individuais e cenas das manifestações socioculturais e religiosas da ilha.
O fotógrafo Luiz Alves comentou sobre a importância de representar a história e as crenças da comunidade. “Essa exposição se traduz na história, nos antepassados, comportamentos e crenças da comunidade no conjunto simbólico do povo da ilha”, observa.
O jornalista e pesquisador Emanuel Andrade enfatiza que a mostra oferece um registro fiel das raízes da coletividade e reflete também as preocupações dos moradores com as futuras gerações. “Cada vez que um visitante vai à ilha após um longo espaço de tempo, sai impressionado ao compreender as mudanças, as dinâmicas e a força que existe dentro de cada morador. A comunidade da ilha impõe naturalmente sua importância e potencial como povo”, ressalta.
A exposição ficará aberta na Casa de Ceiça até o final de semana e, a partir de julho, seguirá para Petrolina e Juazeiro.
G1 Petrolina/Foto: Luiz Alves
0 comentários