11ª Feira do Bode de Itamotinga encerra com sucesso de público e avaliação positiva

A 11ª Feira do Bode de Itamotinga encerrou na tarde deste domingo (9) sendo considerada um grande sucesso, superando as expectativas em termos de público e negócios realizados. O evento foi no Parque Emídio Rodrigues Rosa, no povoado de Cacimba do Silva, e é uma iniciativa da Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), em parceria com a Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar) e patrocínio do Banco do Nordeste e governo federal.

O pecuarista, Adailton Almeida, celebrou o sucesso da Feira do Bode de Itamotinga.
"Estamos extremamente satisfeitos com os resultados desta edição. Nós, como produtores, tivemos um espaço de negócios e confraternização que valoriza a nossa caprinovinocultura. Muito conhecimento foi trocado e a participação da comunidade foi essencial," avaliou o pecuarista.

A inovação no torneio leiteiro e a grande presença de diversas raças, especialmente a Anglo-Nubiana e White Dorper, foram destaques. Melhorias na infraestrutura, como iluminação e disposição dos estandes foram implementadas com base nas demandas da comunidade. A feira também contou com ações específicas de apoio aos produtores, como a coleta de sangue para exames de artrite encefalite caprina (CAE). O evento movimentou significativamente a economia local, desde a venda de produtos até a participação de escolas e comunidades, promovendo a difusão de conhecimento e tecnologia.

O secretário da Adeap, Vinicius Alves, ressalta os resultados positivos da Feira do Bode. "Tivemos cerca de cinco a seis mil visitantes durante os três dias de feira e a participação de mais de trinta expositores de caprinos e ovinos. A feira contribui para o desenvolvimento econômico de várias formas, desde a venda de materiais e alimentos até a movimentação do comércio local, como roupas, perfumes, artesanato e calçado", destacou o gestor.

A Prefeitura de Juazeiro vem aprimorando a infraestrutura com melhorias implementadas a cada feira, de acordo com as demandas dos pecuaristas. Além disso, oferece a coleta de sangue para exames de CAE aos produtores, reduzindo o custo desses exames para tornar o processo mais acessível. "Tivemos uma grande participação no torneio leiteiro, com muitos animais de alta produtividade, reforçando o apoio da Prefeitura em termos de premiação e incentivo aos produtores. Também destaco a visitação das escolas, como os alunos da Escola Agrotécnica de Juazeiro e a parceria com as universidades que proporcionam um terreno fértil para troca de saberes do campo", concluiu diretor de pecuária da Adeap, José Wilson Chaves.
 

 Ascom Adeap/PMJ