Semana do Meio Ambiente: UR do Inema em Juazeiro realiza visitas técnicas e palestras em escolas da região

A Unidade Regional (UR) Sertão do São Francisco do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), sediada no município de Juazeiro, promoveu entre os dia 03 e 07/06 uma série de atividades como parte da programação da Semana do Meio Ambiente.

As iniciativas visam conscientizar as comunidades sobre a importância da preservação ambiental na região norte do estado.

A coordenadora da UR Sertão do São Francisco (Juazeiro), Manoela Bezerra, destacou a importância da data, 05/06, para o debate e envolvimento das comunidades da região Norte nas práticas de preservação. “Preparamos uma série de atividades com o objetivo de desenvolver um processo de sensibilização e de troca de conhecimento entre especialistas da área ambiental e a sociedade, especialmente os jovens, estudantes de escolas públicas, procurando mostrar que o futuro do meio ambiente e da própria qualidade de vida da população depende dos esforços de todos, poder público, sociedade e principalmente dessa nova geração”.

“Participar da programação da Semana do Meio Ambiente, é de grande importância, haja vista a oportunidade que temos de poder informar à comunidade estudantil, sobre nossas atividades, em particular, sobre a fiscalização ambiental, com as implicações para quem não observa a legislação ambiental, como também, a importância de informar sobre as perdas que a fauna e a flora vêm sofrendo em função das práticas nocivas”, explicou o Técnico em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Inema, Daniel Santos.

Preservação ambiental e fruticultura

Na segunda-feira (03), os técnicos da UR realizaram uma visita a biofábrica da Moscamed Brasil, uma Organização Social (OS) reconhecida pelo Governo da Bahia e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que atua na produção de insetos empregados no âmbito da fruticultura, através do monitoramento de espécies de interesse econômico, como a moscas-das-frutas, responsável pelos maiores danos causados a fruticultura mundial.

Durante a visita, os técnicos puderam conhecer o trabalho da instituição que foi escolhida pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) para ser a primeira biofábrica no mundo a utilizar a tecnologia de raios-x para a esterilização de insetos, e que é reconhecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) como uma entidade de pesquisa.

Educação ambiental

Entre terça-feira (04) e quinta-feira (06), a UR realizou palestras em três escolas da Rede Estadual de Educação (Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, colégio Augustinho Muniz e colégio Estadual Rui Barbosa) com o objetivo de promover o conhecimento e a conscientização ambiental entre os jovens, incentivando atitudes sustentáveis e o respeito ao Meio Ambiente.

Na oportunidade, os representantes do Inema apresentaram o trabalho em relação ao cumprimento da fiscalização e licenciamento ambiental, além do resgate e conservação da  fauna, atividades que contaram com as parcerias da Secretaria Estadual de Educação (NTE 10)  e o Centro de Conservação e Manejo de Fauna (CEMAFAUNA).

“Fomos bem recebidos em todas as escolas, uma oportunidade para apresentação das atividades realizadas pelo órgão ambiental. Os alunos puderam ver de forma simplificada como os procedimentos funcionam e a importância da realização de diagnósticos ambientais para implantação de empreendimentos potencialmente poluidores”, enfatizou a especialista em Meio Ambiente, Daniela Coelho.

A gestão de Unidades de Conservação foi um temas mais concorridos entre os alunos, muitos mostraram surpresa em saber das inúmeras riquezas naturais, de vegetação e animais silvestres, que a região norte da Bahia abriga. “Falar sobre como o trabalho de Gestão da APA Serra Branca/Raso da Catarina é essencial para a conservação da Arara-Azul-de-Lear, espécie ameaçada, e de como nossa atuação também coíbe o tráfico desses animais na região. Essa palestra foi importante para ressaltar como a comunidade local pode auxiliar no trabalho de fiscalização e sucesso das operações, a exemplo da operação ARARA KUARA, que teve êxito em fevereiro de 2024, com a prisão de duas estrangeiras europeias, que tentavam sair do pais com ovos de Arara-Azul-de-Lear”, destacou Sindi Maqueise, servidora do Inema e gestora da APA.

Incentivo a criação de Abelhas Nativas

Promover a conservação e criação da abelha nativa indígena “sem ferrão” como fortalecimento da proteção ambiental, geração de renda e fomento à meliponicultura, também foram tratados durante as visitas às escolas e comunidades. “Destacamos as diferenças entre as espécies exóticas e nativas, sendo as brasileiras as sem ferrão e essenciais na polinização e na produção de mel, pólen e própolis. É de suma importância falar sobre o papel das abelhas na manutenção do ecossistema e da biodiversidade, bem como a importância da preservação de espaços para modificação desses insetos”, apresentou a coordenadora técnica e gestora da APA Lago de Sobradinho, Cândida Lima.

Unidade Regional (UR) Sertão do São Francisco

A UR atua na preservação da porção semiárida da Bahia e nos territórios cortados pelo rio São Francisco, que constitui um dos principais vetores do desenvolvimento da região, sobretudo em relação à fruticultura.

Abrange o total de 28 municípios: Juazeiro, Cicero Dantas, Fátima, Paripiranga, Coronel João Sá, Pedro Alexandre, Jeremoabo, Santa Brígida, Canudos, Paulo Afonso, Glória, Macururé, Antas, Casa Nova, Chorrochó,  Abaré, Curaçá, Uauá, Sobradinho, Sento Sé, Remanso, Pilão Arcado, Campo Alegre, Rodelas, Bansaê, Sítio do Quinto, Novo Triunfo, Adustina.

Ascom