Período junino e Dia dos Namorados aumentam a expectativa para o aquecimento do comércio

Com as festividades comuns do período de junho, os consumidores devem aquecer o comércio influenciados pelo Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho, seguido pelo São João.

Destacando essa realidade, um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, estima que cerca de 12 milhões de brasileiros devem fazer compras em cima da hora.

Ainda segundo a pesquisa, 50% dos consumidores pretendem comprar os presentes na primeira semana de junho, enquanto 13% deverão comprar apenas poucos dias antes da data. No total, a data deve levar 96 milhões de brasileiros às compras, com uma movimentação de R$ 23 bilhões no comércio nacional.

 “Como o mês de maio foi ruim para o comércio, a gente espera que junho seja melhor, porque esse é o segundo mês do ano mais importante para o comércio. Seja para a venda de acessórios, equipamentos para empreendedorismo e também para o setor de alimentos e bebidas”, destaca o presidente da CDL Recife e do Sindilojas Recife, Fred Leal. Ainda de acordo com ele, diante da indefinição do comércio até o mês de maio, a expectativa é de que junho tenha um crescimento de 5% nas vendas em relação a 2023.