Discutir e definir propostas para o aprimoramento do trabalho e do cuidado foi o objetivo da 1° Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, iniciada na manhã desta quarta-feira (05) na Univasf. A Conferência é realizada pela Prefeitura de Juazeiro, através das Secretaria de Saúde (Sesau) e de Gestão de Pessoas (Segesp), junto com o Conselho Municipal de Saúde.
A abertura da Conferência contou com a presença da representante da prefeita Suzana Ramos, Neli Santana Curi, da representante da Sesau, Rivaércia Espínola, do coordenador do Núcleo Regional Norte, Pedro Alcântara, do presidente do Conselho Municipal de Juazeiro, Robson Vieira, da representante dos profissionais de saúde, Patrícia Santana, e do representante dos usuários, Francisco de Souza. Também foi apresentada uma palestra sobre: Democracia Trabalho e Saúde, ministrada pela professora da Univasf, Sâmella Vieira.
"Os trabalhadores são peças fundamentais no SUS. Estamos sempre em busca de humanizar nossos serviços. Estamos sempre enfrentando desafios, mas juntos levaremos serviços cada vez melhores para nossa população, sempre valorizando nossos profissionais", disse a prefeita, Suzana Ramos.
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Araújo, comentou sobre a importância da criação desse espaço aberto de discussão. "Teremos trabalhadores, usuários e gestores debatendo sobre educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde", disse.
Debates e propostas
Mais de 200 pessoas, entre usuários, trabalhadores e gestores do SUS, se inscreveram para participar das discussões. Os debates foram divididos em três eixos: Eixo 1 Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação na saúde; Eixo 2 Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil; Eixo 3 Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde. Cada eixo temático definirá sete propostas que podem ser sugestões a nível municipal, estadual e nacional.
A trabalhadora do SUS, Joseane Menezes Teles comentou sobre a importância da abertura de espaço para discutir essas temáticas. "Essa primeira conferência é um ganho muito grande. Apenas a iniciativa de levantar essas conversas de pensarmos em propostas é muito importante para nós trabalhadores e usuários também", disse.
A CNGTS tem o tema "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer" e foi lançada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) para ampliar as discussões a nível nacional. A etapa nacional será de 10 a 13 de dezembro.
Marcela Cavalcanti - Ascom Sesau - PMJ Fotos: Edinázio Dias
0 comentários