O governo federal reconheceu situação de emergência no município de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, devido aos efeitos da estiagem. A portaria, divulgada nesta segunda-feira (3), foi emitida por meio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Com a medida, o município está apto a solicitar recursos do Governo Federal para executar ações de defesa civil, como compra de cestas básicas e de água potável. Salgueiro se junta a outras seis cidades localizadas em Pernambuco, no Maranhão e na Paraíba, que também estão em situação de emergência.
Em nota, a prefeitura de Salgueiro se manifestou sobre a situação. Confira:
"Com o reconhecimento federal em dia, a Prefeitura de Salgueiro anuncia a manutenção da Operação Carro Pipa (OCP) por mais 180 dias. Esta ação vital garantirá o fornecimento de água potável a 148 comunidades rurais, atendendo um total de 7.510 pessoas.
A região rural de Salgueiro é particularmente afetada durante o período de estiagem, que tem sido severo. Com o período chuvoso se aproximando do fim, a escassez de água se torna uma preocupação urgente.
Em resposta a essa situação crítica, declaramos estado de emergência devido à estiagem. Este reconhecimento nos permite assegurar a continuidade do abastecimento de água por meio da OCP, mitigando os impactos da seca sobre nossa população rural.
Reafirmamos nosso compromisso com o bem-estar dos cidadãos de Salgueiro, garantindo que todos tenham acesso à água potável, especialmente em tempos de crise hídrica."
Folha PE
0 comentários