"A minha casa está linda! Eu não vejo, mas eu sinto". Com palavras como essas, dona Janete Graça de Damásio emocionou a todos os presentes no bairro João Paulo II, nesta quinta-feira (23), na entrega de mais uma casa reformada e adaptada pela Prefeitura de Juazeiro, através do programa Transformar, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).
A iniciativa, executada com recursos próprios do município, possibilita a adaptação de residências para pessoas em situação de vulnerabilidade social e que possuam deficiência ou dificuldade de locomoção.
O Programa Transformar vem proporcionando mais dignidade para as pessoas contempladas. "Estou muito feliz porque esse é um programa que transforma a vida de pessoas com deficiência, com casas totalmente requalificadas, adaptadas às necessidades das pessoas contempladas. A partir de agora, nós passamos a chamar o programa de Humanizar e vamos ampliar o valor previsto para a reforma, de R$ 40 para R$ 60 mil", anunciou a prefeita Suzana Ramos.
Aos 88 anos, Dona Janete falou da emoção em alcançar o sonho de ter a sua casa adaptada e agradeceu a sensibilidade da prefeita e de toda a equipe que trabalhou na realização do seu sonho. "Eu estou muito emocionada. Tudo é no tempo de Deus. Eu nem imaginava que conseguiria ter uma casa assim. A minha casa está linda! Eu não vejo, mas eu sinto. Ao entrar na casa, eu sinto uma casa muito alegre e antes era triste. Eu estou satisfeita. Tenho muito a agradecer a Deus, à prefeita e a toda equipe, porque todos trabalharam bem", disse dona Janete, que é deficiente visual há mais de 15 anos.
Além da prefeita Suzana Ramos, a solenidade de entrega da casa contou com a presença da família e vizinhos de dona Janete, da secretária da Sedes, Nadja Dias, e de outros secretários municipais, do vereador Gleidson Azevedo, e de lideranças comunitárias do bairro João Paulo II.
Reforma e adaptação-Para a reestruturação das residências o programa leva em consideração as necessidades do beneficiado. "Dona Janete é deficiente visual e para que ela pudesse ganhar mais autonomia e segurança, a obra de reforma e adaptação da sua casa incluiu revisão e elevação da cobertura, revisão das redes elétrica e hidráulica, impermeabilização das paredes, pintura completa, instalação de revestimento cerâmico, ampliação e adaptação do banheiro, com instalação de barras de acessibilidade, troca de esquadrias existentes e inserção de rampas", contou o engenheiro responsável pela obra, Alan Rafael Oliveira Dias.
Humanizar-A secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Nadja Dias, revelou mais detalhes sobre o novo programa que vai substituir o Transformar. "Com a entrega da casa de dona Janete, nós finalizamos o Programa Transformar e, agora, a gente vem com a nova edição do Programa Humanizar, com o qual vamos contemplar mais casas, mais sonhos e com mais recursos. Já estamos com processo licitatório para a adaptação de cinco imóveis pelo novo programa e, em breve, assinaremos a ordem de serviço para o início das obras", anunciou Nadja.
Os imóveis adaptados são habilitados previamente, a partir de um edital de credenciamento realizado pelo município e regido pela Lei Municipal nº 3.032/2021.
Ascom PMJ
1 comentário
25 de May / 2024 às 09h18
E a maternidade? Kkkkk