Mulheres que participaram dos ciclos de formação do projeto "Terapia Sistêmica e Educação Financeira", realizado pelo Instituto Namastê nos meses de março e abril deste ano, irão protagonizar a Feira da Prosperidade, que acontece na próxima sexta-feira (10), das 16h às 20h na Orla II de Juazeiro - BA.
Com o objetivo de fortalecer as ações em rede, a Feira da Prosperidade será realizada em parceria com a Feira Agroecológica, que ocorre semanalmente no espaço do Armazém da Caatinga, no mesmo horário indicado. Para garantir a animação do público, a Junina Buscapé, do bairro Quidé, fará apresentação de quadrilha, promovendo o aquecimento para os festejos de São João que se aproximam.
Na semana em que se celebra o Dia das Mães, o momento será propício para adquirir um produto feito por mulheres, como Lúcia Andrade, uma das participantes do curso que sentiu-se encorajada a expor. Professora aposentada, Lúcia sempre confeccionou peças a partir da própria intuição, mas não se sentia à vontade para comercializar, mas "a terapia sistêmica foi de grande relevância e motivadora para que eu pudesse compreender o meu papel enquanto mulher empreendedora de artesanais temáticos e possibilitou a exposição de alguns produtos feitos por mim e algumas colegas que participaram da formação", confirmou Lúcia.
Peças artísticas para decoração de ambientes e contemplação, artigos para uso pessoal,produtos de terapêuticos estarão compondo a diversidade de opções expostas na Feira da Prosperidade. Para Graciosa Maria, terapeuta do projeto e matrigestora do Instituto Namastê, estar na Feira "é o momento do impulso, de alimentar as vendas". Porém, mais do que isso, ela complementa que é uma forma de "dar um impulso interno de movimentar essa habilidade, esse ser que é próspero, esse ser humano, essa mulher poderosa que precisa e merece a abundância".
O projeto-Destinado a mulheres artesãs e agentes culturais das periferias de Juazeiro, o projeto promoveu formação voltada para gestão financeira, trabalhando o empoderamento feminino a partir da superação de bloqueios emocionais relacionados ao dinheiro.
Conduzido por uma terapeuta holística e uma educadora financeira, Graciosa Maria e Artenia Almeida, respectivamente, a iniciativa tem o objetivo de auxiliar as mulheres a lidarem de maneira mais eficaz com suas finanças, libertando-as de amarras financeiras e promovendo uma relação mais saudável e independente com o dinheiro.
Ao se depararem com a formação, as participantes passavam a compreender alguns equívocos cometidos até então, justamente pela ausência de um trabalho educativo prévio que as fizessem gerenciar sua renda, especialmente aquelas que trabalham de forma autônoma.
Temas como organização financeira do negócio, entradas, saídas, custos, precificação, lucro bruto, capital de giro, reserva, reinvestimento e lucro líquido foram trabalhados a partir de terapias que consideram uma visão holística do mundo. Com exercícios sistêmicos foi possível fortalecer nas mulheres a auto valorização dos seus dons e habilidades para que isso esteja no centro da sua organização financeira e assim promova a abundância.
O projeto "Terapia Sistêmica e Educação Financeira" foi foi contemplado pelo Edital 2 - Demais Áreas Culturais - Juazeiro BA, com apoio do Governo Federal através da Lei Paulo Gustavo 2023 - Sistema Nacional de Cultura, da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes de Juazeiro-BA. Realizado pelo Instituto Namastê, a iniciativa conta com apoio do Instituto Casa de Abelha.
Ascom Agência Chocalho
0 comentários