Bandas e blocos receberam reconhecimento nacional da sua importância para o carnaval brasileiro.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei federal que os reconhece como manifestação da cultura nacional, incluindo seus desfiles, músicas, práticas e tradições (Lei 14.845/2024).
É uma conquista significativa, pois garante que o Estado assegure a livre atividade desses grupos e a realização de seus desfiles.
A senadora Teresa Leitão (PT-PE) foi relatora do projeto e destacou a relevância e oportunidade dessa iniciativa, enfatizando que os blocos e bandas de carnaval são expressões da identidade nacional. Além disso, ressaltou que essas manifestações incorporam elementos históricos, sociais e culturais de diferentes regiões do país por meio de diversos componentes artísticos, como música, dança, teatro e figurino.
Para a senadora, "Os blocos e as bandas de carnaval representam uma das manifestações culturais mais vibrantes e significativas do Brasil", e desempenham um papel crucial ao tornar o carnaval mais acessível e democrático em cidades como Olinda, Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. "Em Pernambuco temos blocos em praticamente todas as cidades. Além de ser um espaço para extravasar a alegria, também fazem reflexão e crítica social, abordando questões políticas, culturais e econômicas de maneira satírica, com humor".
Ascom
1 comentário
06 de May / 2024 às 16h02
Srs leitores. No caso específico de Juazeiro, muito bem vinda projeto incentivo financeiro, para antigas batucadas, blocos e afins, com um porém,de que todos os responsáveis pela entidade carnavalesca, tem que se organizarem estruturalmente, enquanto empresa, para receberem o incentivo financeiro tão merecedores. E, como é cultura, ostensivo aos Congos, Samba de veio do Rodeadouro, pessoal São Gonçalo etc...