A Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri reuniu na sexta-feira (26) toda comunidade escolar para participar da feira de mostra cultural, uma ação do projeto 'Viajando na Estação eu giro o mundo e chego em Portugal'.
O projeto aborda o tema 'Povos originários' e reflete sobre o legado dos povos indígenas no cotidiano da escola e na educação pública e infantil.
A ação, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), marcou o encerramento das atividades alusivas ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado no dia 19 de abril.
De acordo com a gestora da unidade de ensino, Virna Sarissa, a programação dialoga sobre aspectos ligados à representatividade, ancestralidade, identidade territorial, entre outras temáticas que façam referência à cultura indígena. "Temos trabalhado em sala de aula sobre a importância dos povos originários, incluindo toda trajetória histórica e cultural. Assim, trouxemos oficinas de pintura, de adereços e indumentárias, instrumentos musicais, medicina e alimentação e diversos outros elementos que compõem as tradições indígenas", explicou Virna.
Participando do momento celebrativo que incluiu apresentações lúdicas do Toré e Paxuá, a estudante de 6 anos, Ágata Lorraine Ferreira de Aquino, falou sobre a iniciativa. "Eu gostei muito de participar. A gente aprendeu bastante coisa, como os alimentos, as músicas, as danças e tudo que os indígenas deixaram para gente até hoje", compartilhou a aluna.
Ascom PMJ
0 comentários