Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o uso racional de medicamentos ocorre quando os pacientes recebem os remédios adequados para suas condições médicas e os utilizam pelo tempo necessário, visando minimizar custos tanto para eles quanto para a comunidade.
Com o objetivo de discutir sobre a promoção de informações acessíveis e inclusivas sobre o tema, será realizado o I Simpósio sobre Uso Racional de Medicamentos do Vale do São Francisco no dia 10 de maio.
O evento é uma iniciativa do Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) e do Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco (CRF-PE). O Simpósio ocorrerá das 8h às 18h30, no Complexo Multieventos da Univasf, Campus Juazeiro. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia do evento ou até o preenchimento das vagas.
Os interessados devem se inscrever no site do evento. A organização solicita a doação de 1kg de alimento não perecível no dia do Simpósio. A programação tem como tema central “Promoção de Informação Acessível e Inclusiva sobre Medicamentos”. Composto por palestra, mesa-redonda, roda de conversa e painéis, o evento irá abordar temas relacionados aos desafios atuais para a promoção do uso racional de medicamentos com inclusão e acessibilidade. A mesa de abertura iniciará às 8h30 com representantes da Reitoria da Univasf, do CIM, do Colegiado de Farmácia (CFarm), do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI) da Univasf, do Conselho Federal de Medicina (CFF), que apoia o evento, CRF-PE e CRF-BA. Em seguida acontece a palestra de abertura que discutirá “Informações sobre medicamentos e os desafios atuais”.
Ainda pela manhã, haverá uma mesa-redonda com o tema “Inclusão e acessibilidade na promoção do Uso racional de medicamentos: uma necessidade social urgente”. Já no período da tarde, acontecerão os painéis: “Comunicação e informação em saúde com inclusão e acessibilidade”, a ser apresentado pelas docentes do CFarm Deuzilane Muniz Nunes e Isabel Dielle Souza Lima Pio; e “Língua Brasileira de Sinais no contexto farmacêutico: panorama atual e desafios”, ministrado pelo professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Markus Johannes Weininger e pela farmacêutica e especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Mariana Victoria Todeschini Sarnik. A programação será encerrada com a roda de conversa “E agora, estamos preparados para sermos farmacêuticos inclusivos e acessíveis?”, com mediação do assessor do CFF Tarcísio José Palhano.
O Simpósio será realizado em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional do Medicamento, celebrado no dia 5 de maio. A data foi criada para alertar a população sobre a necessidade correta da utilização de medicamentos, conforme a orientação de profissionais de saúde. Segundo a docente do Colegiado de Farmácia e integrante da comissão organizadora do evento, Sybelle Christianne Pedrosa, a importância da promoção do uso racional de medicamentos é fundamental para garantir que todos tenham acesso equitativo aos cuidados de saúde necessários, independentemente da condição socioeconômica, habilidades ou limitações. “A inclusão e a acessibilidade na promoção do uso racional de medicamentos garante que ninguém seja deixado para trás no acesso a medicamentos seguros, eficazes e apropriados”, ressalta Sybelle.
Portal Univasf
0 comentários