Pratos coloridos e ricos em nutrientes. Assim são as refeições oferecidas pelas escolas municipais de Juazeiro. Os cardápios são organizados pelo quadro técnico de nutricionistas do Núcleo de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), e leva em consideração a faixa etária dos estudantes e as necessidades nutricionais de cada fase.
De acordo com a nutricionista, Ana Paula dos Santos Barros, a elaboração dos cardápios segue as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
"O nosso Núcleo trabalha seguindo todas as orientações e normas estabelecidas pelo PNAE, levando em consideração a faixa etária dos estudantes e as necessidades nutricionais de cada fase. As crianças da educação infantil, por exemplo, precisam da inserção diária dos micronutrientes, como, cálcio, ferro e vitaminas A e C. Já os alunos do Ensino Fundamental precisam de um aporte calórico maior. Todas essas especificidades e, também, a busca por promover a aceitação e autonomia dos estudantes e a inserção de alimentos da agricultura familiar são levadas em consideração na elaboração dos cardápios", explicou.
Maria Vitória Rodrigues Felix, 5 anos, é aluna do Infantil V na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Anna Hilda Leite Faria. A pequena adora o lanche que é servido na escola. "Eu gosto de todos os lanches da escola, sempre é uma delícia e às vezes eu até como duas vezes", enfatizou.
Já Ana Vitória de Oliveira Teixeira, 9 anos, é estudante do 4º ano do Ensino Fundamental e precisa almoçar na escola, porque é atendida na Sala de Aprendizagem de Tempo Integral (Sala Sati) no contraturno escolar. A aluna também aprova o cardápio escolar. "Eu acho a comida da escola muito boa, porque no prato vem muitas coisas e a carne que sempre é muito gostosa. Eu consigo comer tudo, não deixo sobrar nada no prato".
Ascom Seduc PMJ
2 comentários
25 de Apr / 2024 às 08h47
Quero parabenizar o secretário Pinóquio e a Secretária "prefeita" da Comunicação pela matéria e foto bonita dos pratos, pena que está realidade só existe na cidade imaginaria deles
25 de Apr / 2024 às 08h49
Desafio fazer uma visita as escolas sem aviso prévio para ver se a realidade é este mesmo