O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), celebra, neste mês de abril, um ano da implantação do serviço de Radioterapia na unidade hospitalar. A partir do início do procedimento, o HRJ passou a oferecer as três modalidades de terapias curativas do câncer: quimioterapia, procedimento cirúrgico e radioterapia.
Em seu primeiro ano de funcionamento foram contabilizadas mais de 4 mil sessões de radioterapia. A implantação deste serviço implicou em um avanço significativo para a Saúde na região norte do estado. O HRJ tem trabalhado para oferecer à população um trabalho completo e de qualidade, buscando continuamente a ampliação na oferta de especialidades e procedimentos.
Para o oncologista clínico do HRJ, Josenon Gomes, a radioterapia é mais um importante instrumento no combate ao câncer. O profissional explica que as aplicações agem para diminuir gradativamente o tamanho do tumor e podem reduzir e aliviar a pressão, reduzindo hemorragias, dores e outros sintomas proporcionando, em alguns casos, a cura do paciente.
"A Radioterapia não era um serviço oferecido aqui no Vale do São Francisco. Esta terapia somente era realizada em Salvador ou Recife, e hoje a Unacon oferece esse tratamento tecnológico. Cerca de 40% dos pacientes com câncer precisam passar pela radioterapia, que consiste em matar o tumor por meio de raio X. Este procedimento tem um efeito local no paciente e, em muitos casos, exclui a necessidade de cirurgia, possibilitando até mesmo o desaparecimento do tumor", relatou o oncologista.
A médica radio-oncologista Ana Carolina Lima está à frente do serviço desde a sua inauguração. Ela relata a importância da implantação da Radioterapia na região: "Para um grupo de pessoas já bastante fragilizado fisicamente, psicologicamente e socioeconomicamente se submeter a um tratamento longo perto de seu domicílio é simplesmente transformador. É uma forma de agregar também qualidade de vida àqueles que estão passando por um tratamento tão intenso, além de ser um alívio para os pacientes e seus familiares não terem que sair de suas raízes e da presença de entes queridos em um momento tão difícil".
A paciente do HRJ, Sandra Regina, tem 41 anos e vem lutando contra um câncer de mama. Ela está em sua oitava sessão de radioterapia e afirma que os resultados do procedimento têm sido positivos. "O processo de tratamento tem sido bem satisfatório. Dia a após dia estou na instituição realizando o procedimento e tenho me sentido bem. Eu moro em Juazeiro e contar com esse serviço aqui na região é fantástico, assim a gente não precisa se deslocar para outras cidades", contou a paciente.
Ascom HRJ
0 comentários