Um momento dedicado à reflexão e à partilha de conhecimentos acerca das dinâmicas laborais dentro do contexto da administração pública, com particular atenção para as questões relacionadas ao assédio moral.
Assim será o I Congresso Nacional sobre Relações Laborais na Administração Pública (I CoNaRLAP), evento promovido em parceria pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e outras entidades de ensino.
Tendo como tema central "Assédio Moral em Organizações Públicas" o Congresso acontecerá entre os dias 2 e 3 de maio de maneira remota. Foram disponibilizadas 300 vagas. Podem participar pesquisadores, professores, técnicos e estudantes que tenham interesse no tema. As inscrições são gratuitas estão abertas até o dia 2 de maio.
Os interessados podem se inscrever neste link. Para efetivar a inscrição, é necessário o cadastro no SouGov. O inscrito receberá o link para acesso à programação no e-mail de cadastro. O evento contará com palestras sobre diversos temas, como “O Assédio Moral nas Relações Laborais”, "O Adoecimento no Espaço Laboral e a Educação Crítico-Humanista como Via de Combate”, “Assédio Moral e Outras Violências Laborais - Uma Abordagem Radical e Conjuntural” e "O Processo Administrativo Disciplinar (PAD) como Instrumento de Combate ou Instrumentalização do Assédio". Os palestrantes são especialistas em Direito Público, Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos, Saúde Mental, além de juristas e advogados especializados em Direito Administrativo. Também haverá apresentação de trabalhos científicos relacionados ao Direito Público, à Administração Pública e ao assédio moral.
A participação da Univasf no do I CoNaRLAP é fruto da iniciativa da mestranda Geórgia Abreu Barbosa, do Programa e Pós-Graduação em Administração Pública em Rede (Profiap), com orientação da professora do Colegiado de Administração (CADM) e do Profiap Alvany Santiago. A docente, integrante da comissão organizadora do evento, ressalta a importância de refletir sobre o tema a fim de promover ambientes de trabalhos mais saudáveis. “O assédio moral pode ter sérios impactos na saúde física e mental dos servidores, levando a problemas como ansiedade, depressão, estresse e até mesmo suicídio. Assim, destaca-se a relevância da implementação de políticas e procedimentos para proteger todos os servidores e criar ambientes de trabalho seguros e saudáveis”, afirma Alvany.
O I CoNaRLAP é promovido pelo Departamento Acadêmico de Administração (DAA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Instituto Federal do Acre (IFAC), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Univasf e Fundacentro/MPT, com o apoio da AMBRA University.
Portal Univasf
0 comentários