A Justiça da Bahia pode se tornar o centro de um grande escândalo nas próximas semanas. De acordo com informações da revista Veja, investigações da Polícia Federal (PF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estariam apontando para um quadro de corrupção generalizada no Judiciário baiano.
A situação estaria fazendo o CNJ avaliar, inclusive, uma medida considerada radical para os padrões do órgão: uma intervenção no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
A imagem do Judiciário da Bahia está abalada desde o segundo semestre de 2019, quando a Operação Faroeste revelou e desmontou um grande esquema de venda de sentenças no TJ-BA, favorecendo assim grileiros de terra no oeste do estado.
Ainda de acordo com as investigações da Operação Faroeste, a corrupção não atingia apenas grileiros e magistrados do TJ-BA, mas também membros do Ministério Público e a antiga gestão da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Nesse esquema, quem não se vendia acabava ameaçado de morte.
O ministro do STJ Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, esteve no TJ-BA durante esta semana, para fazer uma inspeção e ver de perto as situações relatadas. Segundo ele, a possibilidade de intervenção é real.
A Tarde/Foto: Divulgação | TJ-BA
4 comentários
20 de Apr / 2024 às 04h21
Quem não vê é aquele que é cego. É só prestar bem atenção a cidade vizinha
20 de Apr / 2024 às 07h15
Não vejo novidade nenhuma,isso todo mundo já sabia
20 de Apr / 2024 às 08h26
Antecipei a noticia, em forma de comentário, a uma semana atrás aqui nesse mesmo espaço. Ocorre que , por algum motivo, o comentário não foi divulgado... Nota do BLOG: Sr. Rodolfo tentamos um contato com o e-mail que o Sr. divulgou no comentário a que o Sr se refere, mas não tivemos retorno. Nos envie seu contato via email do blog ([email protected]) com dados que nos permitam identificá-lo, para encaminhamento de uma matéria sobre esse tema. Seguramente sua denuncia irá ao ar, com todos os detalhes que julgue procedente publicar. Transferir a responsabilidade jurídica que esse tipo de acusação pode resultar para o blog, sem a identificação de quem acusa, ainda que sob sigilo da fonte, convenhamos, não á a prática do bom jornalismo. aguardamos seu contato.
21 de Apr / 2024 às 10h27
Mero "Detalhe". Tic...toc...tic...toc...