A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) inicia, nos dias 15 e 16 de abril, a I Audiência Pública sobre Culturas, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária.
O evento, que será realizado no Campus III, em Juazeiro, marca a abertura de um ciclo de audiências públicas que serão promovidas ao longo do ano em diversos Campi da instituição. A programação começa às 18h30, no Auditório ACM da UNEB.
Mais do que um evento, a Audiência Pública é um processo de escuta mútua e colaboração onde coletivos culturais, trabalhadores da cultura, artistas, movimentos sociais e demais segmentos da sociedade se reúnem para compartilhar experiências, trocar saberes e buscar soluções conjuntas para os desafios da área cultural.
A gerente de Apoio à Cultura e às Ciências (GAAC) da Pró-reitoria de Extensão (PROEX/UNEB), Daniela Galdino, destaca que o objetivo da conferência é articular a troca de experiências que a extensão universitária permite, promovendo o diálogo horizontal e dividindo conhecimentos com a comunidade externa. "As audiências também serão um momento para repensar as políticas extensionistas desenvolvidas pela UNEB", complementa.
Durante as atividades que serão realizadas nos cinco grupos de trabalho, o foco é identificar demandas e necessidades da comunidade para o desenvolvimento de projetos extensionistas que fortaleçam a participação popular na gestão da Universidade e contribuindo para a constante construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e democrática.
Para a coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão (NUPE) do Departamento de Ciências Humanas do Campus III, em Juazeiro, Maísa Antunes, as Audiências Públicas vão ampliar a escuta, o alinhamento e a aproximação mais eficiente dos movimentos sociais, culturais e artísticos, bem como das pessoas que criam e trabalham com cultura e arte no município e região. "Os espaços de discussões e apresentações de trabalhos visam promover ainda o avanço na implementação de um Fórum Permanente Territorial Universidade-Comunidades", ressalta.
Escuta - As Audiências Públicas sobre Culturas, Artes e Movimentos Democráticos na Extensão Universitária da UNEB representam mais do que um evento: são um canal aberto para o diálogo e a construção coletiva, onde a Universidade se une à comunidade externa para fortalecer a legitimidade das ações extensionistas e construir uma sociedade mais justa e democrática.
Nesse espaço plural, a UNEB se propõe a ouvir e aprender com a comunidade, contemplando a arte, a cultura e os movimentos sociais como pilares para o desenvolvimento social. Essa dinâmica de intercâmbio entre diferentes áreas do conhecimento e segmentos da sociedade é fundamental para a construção de projetos extensionistas mais relevantes e engajados.
Todas a pessoas interessadas na temática podem participar das Audiências Públicas e contribuir com esse movimento de uma extensão universitária mais participativa e transformadora. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.office.com/Pages/ResponsePage.aspx?id=2H1hcqU3okKLIFnS0MUHB7EEWIi012REl5oBMIJ008hUNDJDSUpaTFc4SFJDR1JPTkFTRUFZTEFPMi4u%20
Glícia Barbosa e Ianne Lima – ASCOM - Campus III/UNEB – Juazeiro
0 comentários