Projeto "O Teatro vai à Escola" diverte crianças de escolas públicas com espetáculo musical

Durante o espetáculo "Oskindô-Lelê", os atores e músicos Fernanda Luz e Léo Andrade brincam com histórias e músicas, como quem se diverte no quintal de casa. Toda essa ludicidade foi levada para escolas públicas de Petrolina (PE) nos últimos dias, segunda (7) e terça-feira (8).

Quatro instituições de ensino receberam o projeto "O Teatro vai à Escola", que foi aprovado no Edital Multilinguagens da Lei Paulo Gustavo de Petrolina. "A Lei Paulo Gustavo é um importante incentivo para nós artistas continuarmos produzindo, acessibilizando e fortalecendo a produção cultural da cidade", afirma Luz.

A proposta do projeto é que as obras teatrais, além de se apresentarem em centros culturais, cheguem no ambiente escolar para que as crianças tenham seu primeiro contato com a arte. 

"Quando nós levamos os nossos alunos para o teatro, nem todos têm a oportunidade de ir. Mas, quando o teatro vem à escola, todas as crianças têm a oportunidade de participar. É muito importante a arte nas escolas porque leva esse conhecimento cultural para as crianças, principalmente das comunidades mais carentes", afirma Maria Adilma Barbosa Rodrigues Santos, gestora CMEI Drº Cardoso de Sá, bairro José e Maria.

E a coordenadora do CMEI Maria Adnair Diniz Vianna, do bairro Antônio Cassimiro, Daniely Vidal destacou como o espetáculo envolve as crianças por meio da imaginação e incentiva o aprendizado. "Foi simplesmente maravilhoso. As manifestações culturais são de suma importância para o desenvolvimento cognitivo das crianças", diz.
O projeto também foi realizado na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Petrolina), no bairro Vila Mocó, e no CMEI João Paulo I, no bairro João de Deus. Todas as sessões contaram com o recurso de acessibilidade da tradução em Libras.

Ascom