"É incrível a força que as coisas parecem ter quando elas precisam acontecer." Caetano Veloso
O último dia 06 de abril do corrente ano, o multiartista Geraldo Pontes e o artista plástico Jorge Sairaf (em memória,1957-2020) foram condecorados com o título Grande Embaixador das Artes, Letras e Cultura pela Divine Académie Française des Arts, Lettres et Culture, em Paris.
Essa Academia ocupa um lugar privilegiado dentro da defesa, encorajamento e promoção das Artes, Ciências, Letras, Cultura, Social e Empresarial, na França, na Europa, no Brasil e no Mundo inteiro. Tendo como objetivo enfatizar, promover e premiar o trabalho dos acadêmicos, cientistas, escritores, artistas, criadores, promotores, produtores e de talentos eméritos nos campos sociais, artísticos, literários, culturais e sociais.
Geraldo e Jorge, amigos e irmãos de uma vida, intrinsecamente ligados pela arte nas suas modalidades mais penetrantes.
Geraldo Pontes, Juazeirense, tem uma estrada admirável como bailarino, carnavalesco, professor, escritor e incentivador de crianças excepcionais na arte da dança, promovendo a sua inclusão, qualidade de vida e cidadania.
Jorge Luiz Farias Nascimento - Sairaf, também Juazeirense
Formado em Artes Plásticas pela Universidade Católica da Bahia, professor de artes, tendo residido por 25 anos em Portugal, com várias exposições de sua obra ao redor do mundo e que, infelizmente, nos deixou no ano de 2020.
Paris descobriu dois semeadores de cultura no interior da Bahia, em especial, no nosso Vale do São Francisco. E isto é um presente que a nossa cidade recebe com orgulho. Em especial, a família Nascimento e Pontes.
Como disse o nosso poeta Ferreira Gular: "A arte existe porque a vida não basta."
Obrigada pelo presente.
Que nunca esqueçam: a vida dá o retorno pela trajetória que percorremos. Não há outra matemática.
Parabéns!
Suely Almeida - Servidora Pública do TJPE, Historiadora e Mestre em Tecnologia Ambiental Fotos: Instagram dos artistas.
1 comentário
08 de Apr / 2024 às 13h19
Parabéns Suely por retratar fielmente o potencial desses dois juazeirenses e acima de tudo o reconhecimento universal a esses dois talentos da nossa cidade. Que Juazeiro possa enxergá-los também.