A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) inauguram nesta sexta-feira (22) o Laboratório Avançado de Diagnóstico e Estudos em Saúde e Ambiente (Ladesa). O novo laboratório, situado no prédio de Colegiados do Campus Sede, em Petrolina (PE), visa apoiar pesquisas de graduação e pós-graduação nas áreas de saúde, gestão ambiental e epidemiologia, entre outras. A inauguração do Ladesa será realizada às 13h, com a presença do reitor da Univasf, Telio Nobre Leite; e do presidente interino da Funasa, Alexandre Ribeiro Motta.
Também estarão presentes o o coordenador do convênio com a Funasa, Anderson Armstrong; o coordenador do Ladesa, Rodrigo Feliciano do Carmo; e o coordenador do curso de especialização em Saúde Ambiental e Saneamento para Comunidades Rurais, Carlos Dornels, todos docentes do Colegiado de Medicina. O Ladesa foi criado com o intuito de apoiar o desenvolvimento dos projetos de pesquisa propostos pela especialização ofertada pela Univasf para servidores e funcionários terceirizados da Funasa, por meio de uma parceria firmada por Termo de Execução Descentralizada (TED).
O curso, iniciado em agosto de 2022, está em sua fase final, com previsão de encerramento no próximo mês de julho. A especialização conta com cerca de 300 discentes, que já desenvolveram mais de 100 trabalhos de conclusão de curso utilizando a estrutura do Ladesa para realizar suas pesquisas.
A estrutura física do laboratório foi reformada com apoio da Funasa. De acordo com o professor Rodrigo do Carmo, os equipamentos que compõem o Ladesa foram adquiridos por meio de projetos desenvolvidos por grupos de pesquisa da Univasf. Entre eles, destaca-se o equipamento para exame de RT-PCR em tempo real, adquirido na época da pandemia de Covid-19, que será importante para o desenvolvimento de estudos na área molecular.
O laboratório é formado por uma equipe multidisciplinar, que reúne pesquisadores do Colegiado de Medicina e estudantes de graduação e pós-graduação de áreas como Biologia, Medicina Veterinária, Farmácia, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem. “É um laboratório de perfil único na Univasf, que irá beneficiar estudantes de graduação, mestrado, doutorado e das especializações. O laboratório é um grande legado para a Universidade”, destaca o professor Anderson Armstrong.
A expectativa é manter a parceria com a Funasa para desenvolver projetos que foram elaborados ao longo do curso de especialização. “Estamos em um processo de seleção de propostas de estudos que sejam de interesse da Funasa, que exerce um papel de fundamental importância, principalmente em áreas rurais mais carentes, atuando na área de saneamento e engenharia para a prevenção e controle de doenças, ações de promoção e proteção à saúde ambiental, controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano, entre outros”, afirma o professor Rodrigo do Carmo.
Portal Univasf/Foto:G1 Petrolina
0 comentários