Neste domingo (17), a Associação Petrolinense de Atletismo (APA) celebrou mais uma grande conquista. O atleta Joílson Bernardo da Silva brilhou na Maratona CAF, realizada em Caracas, na Venezuela, garantindo o segundo lugar da prova.
Com um tempo de 02h21min33, o cearense ficou apenas 12 segundos atrás do argentino David Prudencio Rodríguez, que terminou em primeiro com 02h21min21. O terceiro lugar foi para o venezuelano José Antonio Reyes Ramos, com 02h22min01.
"Embora o ouro tenha escapado por pouco, estou incrivelmente orgulhoso de ter conquistado o vice-campeonato nesta maratona desafiadora. Obrigado a todos pelo apoio e encorajamento ao longo desta jornada”, agradeceu o corredor brasileiro.
Joílson faz parte do time da APA desde o ano de 2023, quando resolveu migrar para as provas de maratona. Até então a trajetória do atleta era em provas de meio fundo, onde possui um currículo recheado de grandes conquistas, como um bronze nos 5.000m nos Jogos Pan-Americanos em Guadalajara, no México (2011), campeão dos 3.000m do GP de Bilbao, na Espanha (2013), e campeão dos 5.000m no Troféu Brasil de Atletismo (2014).
Ao celebrar a conquista, o treinador Marciano Barros destacou a evolução de Joílson nesse processo de mudança de estilo de provas.
"Foi um grande resultado. Ele é oriundo de provas curtas, mas vem com uma evolução muito boa em maratonas. No início dessa migração ele sentiu algumas dificuldades, que é muito normal, mas tem evoluído muito bem. Esse vice-campeonato na Maratona CAF é um resultado muito expressivo, pois é uma prova dura, pesada. Portanto estamos muito felizes com o resultado”, destacou o treinador.
Ascom APA
1 comentário
19 de Mar / 2024 às 14h30
Srs leitores. Parabenizo ao atleta Joilson, juntamente com todos os colaboradores da APA, pelos seguidas vitórias, desde fazer parte dessa associação de atletas, no que se refere aos treinos até participação nos eventos . Que Deus, na sua infinita bondade, continue nos abençoando.