O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), publicou o Manual de Boas Práticas de Ensino Baseado em Simulação.
O documento fornece orientações claras e detalhadas para docentes e preceptores envolvidos no ensino e supervisão de alunos de graduação e residentes.
O chefe da Unidade de Gestão de Pós-graduação, da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), e um dos organizadores do manual, Orlando Vieira Gomes, destaca que "as motivações surgiram da necessidade de fornecer um guia abrangente para facilitar as atividades dos preceptores e docentes, garantindo a padronização das práticas de ensino baseado em simulação e promovendo sua qualidade e eficácia". Seu processo de produção, na GEP, envolveu o Setor de Gestão de Ensino, unidades de Gestão de Graduação e Pós-graduação, além da colaboração de profissionais do HU-Univasf e estudantes de medicina que desempenham atividades de monitoria no Laboratório de Simulação Realística.
"Além de detalhar o acervo de simuladores disponíveis, normatização e regulamento, o manual proporciona exemplos práticos de construção de cenários de simulação direcionados. Sua utilidade se estende a todos os profissionais envolvidos com simulação, garantindo um ambiente de aprendizado enriquecedor e de qualidade para os discentes, bem como contribuindo para o aprimoramento contínuo da prática clínica e do atendimento prestado pelo próprio hospital", enfatiza Orlando.
Ascom HU/Univasf
0 comentários