Os amantes do umbu já podem marcar no calendário: de hoje, 29 de fevereiro (quinta-feira) a 2 de março (sábado), no município de Uauá-Bahia, acontece o 11º Festival do Umbu.
Organizado pela Cooperativa Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), o evento foca em mostrar a importância da agricultura familiar por meio de práticas sociais, ambientais, culturais e econômicas desenvolvidas no território do Sertão do São Francisco.
Com o tema "Criatividade, caminho para igualdade", o festival volta, após seis anos, a celebrar a safra do umbu e promover uma agenda cultural para Uauá e região. Quem visitar a cidade vai poder assistir a shows, palestras, minicursos e prestigiar a Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, que conta com a exposição de produtos da Coopercuc e de outras famílias agricultoras da região.
"Acho que o festival, como sempre, é um espaço onde a gente consegue juntar o maior número de pessoas, onde a gente pode se encontrar para ter um diálogo. Acredito que a gente vai ter um festival de muito sucesso, de muita paz, de muitas realizações e um recomeço, depois de uma pandemia, com muitos negócios para os empreendimentos que aqui vão estar", celebrou o presidente da Coopercuc, Adilson Ribeiro.
Doces cremosos e de corte, compotas, geleias, preparado líquido para refresco, polpas, chopps e cervejas distribuídas nacionalmente, como a Saison Farmhouse de Umbu, são exemplos das delícias que poderão ser encontradas por lá. Durante os três dias, a expectativa é de que 40 mil visitantes compareçam ao evento.
Assistência Técnica e Extensão Rural
Na ocasião, a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), representada pelo superintendente Lanns Almeida, falará sobre a chamada ATER Bahia Sem Fome, edital que prevê a geração de renda, emprego, produção de alimentos saudáveis, inclusão de gênero e geracional, para mais de 20.510 famílias agricultoras e Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia. A apresentação acontecerá no sábado, 2 de março, às 17h, no palco interno do evento.
A Coopercuc é apoiada com investimentos da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, e é referência em modernização, tecnologia e diversificação de produção.
Serviço
Data: 29/02 a 02/03
Horário: A partir das 9h
Local: Praça São João Batista
Entrada gratuita
Ascom
0 comentários