Uma fonte da REDEGN confidenciou que a "medida que a dengue avança em Juazeiro e Petrolina, cresce a angústia da população em desenvolver a forma grave da doença. Dessa forma, a busca por testes rápidos que confirmem a infecção e por exames de sangue que verifiquem a quantidade de plaquetas é constante.
A fonte que prefere o anonimato diz que "existe em Juazeiro e Petrolina uma peregrinação dos pacientes por assistência médica".
"Mas quem mais sofre é quem possui uma renda menor e não tem condições de cuidar rapidamente da saúde. Os postos de saúde continuam lotados, Exames quem faz é quem possui mais condições melhores financeiramente".
Reportagem do G1, informou que os números de internamento por suspeita de dengue vem crescendo em um hospital particular de Petrolina, assim como o número de testes realizados para diagnosticar a doença, que dobrou em relação ao ano passado, como explica a gerente operacional do laboratório, Thairine Andrade.
Com o aumento das arboviroses, como a dengue, a procura pelos testes que confirmam a doença cresceu. Os laboratórios chegam a registrar o triplo de procura pelos testes. São dois tipos de exame que custam entre R$ 100 e 150.
O Coordenador de Saúde Regional Norte da Bahia, doutor Pedro Alcântara, acompanhado tambpem pelo médico Elder Coutinho, participaram ontem (27) de entrevista no Programa Geraldo José, oportunidade em que fizeram esclarecimentos e alertaram a população sobre os cuidados necessários e os riscos de uma epidemia de dengue mais forte, caso não haja ”uma conscientização de todos”.
Pedro Alcântara considerou o momento como “difícil e com chances de piorar, pelas perspectivas que acontecem em outros países, em outros estados, outras cidades e Juazeiro não é uma ilha e o mosquito está ai e tem tudo favorável para se multiplicar, que é chuva e calor”, alertou. Confira reportagem Aqui REDEGN.
A prefeita Suzana Ramos se reuniu na tarde de terça-feira (27) com a secretária de Saúde do município, Ana Lúcia Alves, e com a equipe técnica da Secretaria de Saúde (Sesau). Na reunião, a prefeita pediu intensificação no combate à dengue, através de mutirões de limpeza, e um trabalho de conscientização da população.
Dengue Zap- O Dengue Zap, implantado na gestão Suzana Ramos, é uma ferramenta importante e já conhecida pela população de Juazeiro que auxilia, de forma eficaz, na identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. O 'Dengue Zap' está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O número é (74) 99945 – 5371 e é exclusivo para mensagens via Whatsapp.
Redação redegn Foto Ilustrativa Agencia Brasil
0 comentários