Com o objetivo de fortalecer as redes de colaboração, impulsionar o segmento no estado e construir uma nova política para o setor, o Governo da Bahia, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), realizará a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CECTI). A primeira etapa, composta por 11 plenárias macroterritoriais, está marcada para ocorrer entre os dias 27 de fevereiro e 14 de março. O evento visa mobilizar o ecossistema de CT&I do estado, envolvendo representantes da academia, do setor produtivo, do poder público e da sociedade civil, que compõem a chamada quádrupla hélice. Em Juazeiro, o evento acontece na terça-feira (27), a partir das 8h, na Uneb.
Para o secretário da Secti, André Joazeiro, a contribuição dos diversos setores é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas assertivas. "A colaboração entre o poder público, a academia, o setor produtivo e a sociedade civil é essencial para impulsionar o desenvolvimento de políticas e estratégias eficazes em CT&I. Essa sinergia promove a troca de conhecimentos, a identificação de desafios e a busca por soluções inovadoras que atendam às necessidades da população baiana. Acredito que, ao trabalharmos juntos, podemos criar um ambiente ainda mais propício para a inovação e o progresso da Bahia".
O presidente da Academia de Ciências da Bahia (ACB), Manoel Barral, destaca a participação da comunidade acadêmica nas plenárias. "Nós, da academia da Bahia, temos uma expectativa muito grande com a 5ª Conferência CT&I. Essa discussão feita em várias áreas do estado é extremamente importante para o planejamento das ações de CT&I. Ao participar das discussões preliminares e de todas as etapas da conferência, a comunidade científica se sente ativa no processo de formulação dessas políticas e isso é muito benéfico".
Segundo o coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Leonardo Farias, a conferência permitirá que as demandas de pesquisa e inovação na agricultura familiar estejam em pauta. "A Conferência de CT&I contribuirá na formulação de políticas que promovam, por meio da pesquisa e inovação, a melhoria das condições de vida do homem e da mulher do campo, a redução da penosidade do trabalho no meio rural, bem como possibilitar às juventudes rurais oportunidades em seus territórios", diz.
Já o CEO da startup tecnológica Hive, Will Rocha, afirma que o evento também irá beneficiar o ecossistema de startups. "A CECTI representa uma oportunidade significativa para as startups da Bahia. Essa conferência é um espaço para discutir avanços, desafios e direções futuras na CT&I. Para nós da Hive, a ação é vista como uma chance de se imergir nas últimas tendências e descobertas que podem influenciar o desenvolvimento de novas tecnologias".
Para participar da 5ª Conferência Estadual de CT&I e contribuir para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação na Bahia, o primeiro passo é comparecer às plenárias macroterritoriais, que ocorrem entre 27 de fevereiro e 16 de março. As inscrições para a etapa macroterritorial estão abertas e podem ser feitas
Assessoria de Comunicação
0 comentários