Durante o período de chuvas intensas, o Corpo de Bombeiros Militar faz um alerta para o perigo de descargas elétricas. O Corpo de Bombeiros orienta a população com dicas de segurança para redobrar os cuidados seja dentro ou fora de casa.
O ambiente doméstico pode oferecer alguns riscos no uso da energia elétrica. Muitos acidentes em casa, no entanto, poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Toques acidentais na fiação durante afazeres domésticos, reformas e construções e uso de benjamin ("T") com vários aparelhos conectados na mesma tomada, são apenas algumas das situações que podem levar a acidentes graves e até fatais.
A água é um conhecido condutor de energia, assim como o metal. Por isso, algumas atitudes precisam ser seguidas em ambientes molhados ou no uso de eletrodomésticos. Entre as orientações, está a de não utilizar a geladeira com os pés descalços e jamais manter contato com qualquer tipo de eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.
Em toda residência, é necessário observar se existem fios expostos ou descascados, mas isso merece atenção especial em instalações elétricas de casas de praia ou de campo, já que se costuma circular mais livremente pelas áreas. Com isso, é importante garantir que exista um DR (Disjuntor Diferencial Residual) instalado e funcionando.
Nenhum objeto deve ser pendurado ou amarrado em locais onde funcionam eletrodomésticos ou equipamentos que precisam de eletricidade, como cerca elétrica, suporte de ar-condicionado, bombas de água, postes ou mesmo caixas de disjuntores.
EM CASA: Ainda assim, mesmo dentro de casa, a população também deve ter cuidados redobrados. Os bombeiros militares, ressaltam ainda que nunca utilizem equipamentos ou eletrodomésticos plugados na tomada, como aparelhos celulares e computadores, Bem como, evitar tomar banho em chuveiro elétrico ou ficar próximo à rede hidráulica, como torneiras e canos.
Os aparelhos celulares devem ser desligados das tomadas após serem utilizados. Por fim, os Bombeiros reforçam que a população não deve utilizar equipamentos não homologados e sem certificações de segurança, como carregadores falsificados. Outra orientação importante é nunca dormir com os aparelhos sob o travesseiro.
Nunca tocar a vítima de descarga elétrica diretamente. A princípio, a chave geral da energia deve ser desligada. Caso o interruptor não seja localizado, recomenda-se procurar um pedaço de madeira ou qualquer material não-condutor de eletricidade para que a vítima seja afastada da fonte de energia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) deve ser acionado imediatamente.
“Caso a vítima esteja desacordada, orientamos que seja iniciado uma massagem cardiorrespiratória e ligue em algum desses números 190, 193 ou 192. Se a vítima estiver sem respiração ou agonizando para respirar, orientamos que deite a vítima de costas, numa superfície rígida; posicione seus braços estendidos, com os seus dedos entrelaçados no centro do tórax da vítima, entre os mamilos. Utilize o peso do seu corpo e inicie compressões torácicas de forma rápida e forte, a manobra deve ser efetuada com frequência de 120 compressões por minuto e permita o retorno total da parede torácica da vítima. Não interrompa as manobras de Ressuscitação Cardiopulmonar até a chegada do socorro”.
MAIS CUIDADOS: Além disso, apenas pessoas capacitadas devem ter acesso a instalações de bombas d´água elétricas e casas de máquinas de piscinas. Em locais com quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força), só os responsáveis pela manutenção das instalações elétricas dos prédios e condomínios, ou seja, profissionais qualificados, podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.
Em casos de acidentes com energia elétrica dentro de casa, providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192) e desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral. É importante lembrar que não se deve tocar na vítima ou no fio elétrico sem saber se estão desligados.
Dispositivos que você precisa ter em casa
Alguns dispositivos que você pode ter em casa, garantem mais segurança e podem evitar choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios:
1. Aterramento elétrico
2. DPS (Dispositivos de proteção contra surtos)
3. DR (Dispositivo Diferencial Residual)
4. Disjuntor Termomagnético
Atenção-Ao fazer a instalação ou reparo elétrico, é necessário contratar um profissional certificado para realizar a atividade. Ao realizar a compra de componentes como fiação, tomadas, disjuntores, entre outros objetos ligados à parte elétrica, certifique-se de que esses possuem o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Produtos sem esse certificado podem oferecer, posteriormente, riscos de choques, curtos-circuitos e problemas com o consumo.
Redação redegn com informações Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e neoenergia F
0 comentários