O abono salarial do PIS/Pasep 2024 (ano-base 2022) começa a ser pago nesta quinta-feira (15). Os primeiros a receber o valor de até um salário mínimo (R$ 1.412) são os trabalhadores nascidos em janeiro.
A novidade em 2024 é a unificação do calendário de pagamento para quem recebe o PIS e para quem recebe o Pasep. Antes, os servidores públicos eram pagos de acordo com o dígito final do número de inscrição. Neste ano, todos recebem pelo mês de nascimento.
A estimativa é que aproximadamente 24,5 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial em 2024, representando um desembolso total de R$ 23,9 bilhões. A Caixa é responsável pelo pagamento do PIS, e o Banco do Brasil, pelo do Pasep.
A consulta para saber o valor a ser recebido estava aberta desde o último dia 5 e pode ser feita pela Carteira de Trabalho Digital ou o portal Gov.br.
Quem tem direito ao PIS/Pasep 2024? O valor do benefício vai depender de quanto tempo a pessoa trabalhou com carteira assinada no ano-base. É considerado o ano de 2022, por conta de um atraso no calendário do PIS/Pasep em decorrência da pandemia de Covid-19.
Agencia Brasil
0 comentários