Prefeitura de Sobradinho lança campanha de enfretamento ao Aedes aegypti; município não tem caso confirmado de dengue

O Brasil ultrapassou a marca de meio milhão de casos prováveis de dengue, de acordo com os dados atualizados do Ministério da Saúde, divulgados na última segunda-feira (12). Já são 512. 353 casos suspeitos nas seis primeiras semanas epidemiológicas do ano, quase o quádruplo do registrado no ano passado. Apenas neste ano, 75 mortes foram confirmadas pela doença e outras 350 estão em investigação.

Preocupada com a explosão de casos, a Secretaria de Saúde de Sobradinho, mesmo sem ter nenhum caso confirmado da doença, lançou a campanha 

"Vamos precisar de todo mundo- Enfrentar o Aedes aegypti é uma tarefa sua também", alertando a população para os cuidados que devem ser adotados para evitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Dados do MS apontam que 75% dos focos estão localizados nas residências, o que chama atenção para a responsabilidade dos moradores no trabalho de prevenção e combate ao mosquito.

" Não temos casos registrados em Sobradinho, mas não podemos descansar e negligenciar a gravidade da situação em outros municípios brasileiros. Portanto, lançamos uma campanha de sensibilização da comunidade para que adote os cuidados básicos dentro de suas casas para evitar os criadouros. É sempre melhor prevenir do que remediar. Vamos nos unir no enfrentamento ao Aedes aegypti e juntos, poder público e comunidade fazermos nosso papel nesta luta," disse a Secretária de Saúde, Josefa Moreira Cruz.  . 

A gestora também orientou: "Caso algum morador apresente sintomas da doença, como manchas vermelhas, dor no corpo, dor muscular, fadiga, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, febre e perda de apetite, procurar sua UBS de referência ou, dependendo da intensidade dos sintomas, buscar atendimento no hospital municipal. Não se automedique, caso apareça algum sintoma," orientou Josefa Cruz. 

Elimine criadouros adotando ações simples:

Evitar água parada em pneus, latas e garrafas vazias; lavar a vasilha de água do animal de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d'água e cisternas; colocar telas em portas e janelas ajuda a proteger sua família contra o mosquito da dengue; Coloque areia nos vasos de plantas; seja consciente com seu lixo: Não despeje lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos; deixe as latas de lixo sempre bem tampadas; coloque desinfetante ou água sanitária nos ralos; Limpe as calhas, piscinas e aquários; use repelente

Ascom/PMS

Ascom PMS