Durante quatro dias, de 25 a 28 de janeiro, os juazeirenses e muitos turistas aproveitaram o melhor Carnaval antecipado da Bahia. O 'Carnaval de Juazeiro 2024 - Carnaval de Todos' foi um verdadeiro sucesso nos circuitos Ivete Sangalo (Avenida Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), além do Polo João Gilberto com a 'Tenda da Educação' e várias atrações no Palco Parlim (Orla II). As atrações atraíram uma quantidade de público que lotou as avenidas.
Fora atrações de renome, como de Timbalada, Luiz Caldas, Carlinhos Brown, Bell Marques, Olodum, Felipe Amorim, Psirico e Igor Kannário, entre muitos outros nomes. No Palco Dennes Caffé, houve a valorização dos artistas locais e regionais, a exemplo de, Manassés Almeida, João Sereno, Fernando Junior, Nilton Freitas, Peu Lucas e tantos outros, que fizeram a alegria no espaço que homenageou o grande artista Dennes Caffé.
As crianças também tiveram, mais uma vez, um espaço para a folia. O Polo João Gilberto, na Orla II, reuniu muita diversão, música e folia no sábado e domingo. Iniciativa pioneira da gestão Suzana Ramos, a 'Tenda da Educação' levou muita alegria, conforto e segurança, reunindo diversas famílias que aproveitaram a programação festiva.
Serviços-Os filhos de ambulantes e catadores de materiais recicláveis, que trabalharam na folia, tiveram um espaço, o Observatório Social, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), com dormida, brincadeiras, lanches e todo o conforto, para que os pais pudessem trabalhar com tranquilidade.
A Secretaria de Saúde intensificou as equipes no atendimento de urgência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), montou equipe estratégica na Policlínica Municipal para um eventual atendimento de urgência, que, junto ao SAMU, realizaram os atendimentos necessários. As equipes da Vigilância Sanitária fiscalizaram trios elétricos e vendedores ambulantes, orientando quanto às normas corretas de manipulação de alimentos, principalmente em relação ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs).
O Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA), esteve presente em todo o percurso da festa, com pontos fixos e também de modo itinerante com distribuição do preservativo e testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A equipe montou um bloquinho que circulou nos circuitos com informativo e distribuição de preservativo.
A Guarda Civil Municipal de Juazeiro trabalhou durante os quatro dias. Foram mais de 150 guardas distribuídos em 22 patrulhas nos circuitos, além de cinco viaturas nas imediações da festa e terminal coletivo de ônibus; quatro motos e equipe de vídeo monitoramento com o suporte de drone. Durante os quatro dias foram realizadas pela GCM, mais de 400 abordagens e apreendidos objetos como garrafas de vidro, proibidas no circuito durante o evento.
Além da Guarda Municipal, a Polícia Militar também contou com equipes de policiamento de várias companhias da região, além de Juazeiro, como: Sobradinho, Campo Formoso, Curaçá, Senhor do Bonfim, Feira de Santana, entre outros locais.
A Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) também esteve presente, com 45 agentes de trânsito e transporte atuando nos quatro dias da folia, e ainda o apoio de 16 funcionários e 10 agentes administrativos, que trabalharam para garantir a ordem e segurança dos foliões no trânsito.
Economia-O Carnaval de Juazeiro não leva somente diversão para as pessoas, mas movimenta a economia da cidade. Aproximadamente 500 ambulantes foram cadastrados para comercializarem em diferentes pontos ao longo do circuito carnavalesco, além de 30 barracas e 3 camarotes. Os ambulantes são de Juazeiro e de outros municípios da região.
Além dos ambulantes, a rede hoteleira também foi beneficiada. Hotéis que chegaram à capacidade máxima. Cerca de 50 bandas e artistas locais foram contratados para se apresentarem durante os quatro dias de festa.
"Com certeza, a economia local é fomentada, vemos a alegria dos ambulantes e quem estava trabalhando para aumentar a renda neste período. As expectativas foram superadas", destacou a prefeita, Suzana Ramos.
Pesar-A Prefeitura de Juazeiro lamenta a morte de Rafael de Souza Lima, de 37 anos, ocorrido nas imediações dos festejo e se solidariza com a dor de familiares e amigos.
Ascom PMJ
3 comentários
30 de Jan / 2024 às 12h10
Quanto custou o Carnaval? Saúde pior do Brasil
30 de Jan / 2024 às 12h20
Todo quebrado do corpo e do bolso . UPA não me atendeu, Kanario levou o dinheiro, a prefeita da Marreta me enganou de novo. Em outubro ela me paga
31 de Jan / 2024 às 05h04
Matemática: 500 ambulantes a x de taxa, 30 barracas a taxa y, 03 camarotes a taxa z, ISS dos hotéis capacidade de ocupação 100%, outros serviços a disposição, fora circulação da moeda na compra de produtos e outros serviços. Receita maior que a despesa, se carnaval fosse ruim para economia não existiria. Independente de qualquer governo sempre existirá, sendo que em algumas capitais e na maior parte das cidades de médio e grande porte fora de época.