Secretaria de Educação de Sobradinho realiza o Teste do Avanço, para enfrentar os desafios da defasagem escolar

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, de posse dos indicadores distorção idade/ano, efetivou política educacional definida pela LDB n° 9.394/96 diante de estatística de 21 alunos do fundamental I que tem idade acima da esperada para o ano em que estão matriculados.

Assim, garantiu a recomposição das aprendizagens ministradas pelas coordenadoras municipais, no período de 22 a 24 de fevereiro com a aplicação do Teste do Avanço no dia 25.

A ação, que tem como objetivo combater à distorção idade de estudantes do ensino fundamental I da rede municipal, apresentou um resultado exitoso e destacou o trabalho das profissionais da educação em acolher os estudantes como defesa do direito à educação no tempo certo.

A fim de realizar a ação, as instituições escolares do município realizaram levantamento estatístico e as famílias foram convidadas a contribuir com a ação. O levantamento selecionou 21 estudantes para participarem do Teste de Avanço, que foi aplicado na última quinta-feira (25).

As avaliações referiam-se às habilidades pedagógicas em Língua Portuguesa e Matemática, necessárias para avançar na série conforme idade/ano. Os alunos foram separados por ano, tanto durante o reforço, quanto no dia da aplicação da prova.

A Secretária de Educação, Ducilene Kestering, destacou o empenho das coordenadoras escolares e da Chefe de Departamento Administrativo/Pedagógico, Ilka Brandão para o sucesso da atividade.

"Gerir esse projeto, faz-me crer que, em Sobradinho, estamos no caminho da equidade na garantia do acesso à educação com êxito para nossos meninos e meninas. Os meninos e meninas que, em algum momento, foram reprovados ou evadiram e retornaram à escola em uma série/ano não correspondente à sua idade, precisam de nosso olhar de inclusão. Combater a distorção idade e ano é uma ação muito importante e inadiável que deve ocorrer no percurso do ano letivo para que tenhamos melhores resultados educacionais e assim garantir a estes estudantes da rede, o direito à aprendizagem na idade certa. 

Agradeço as coordenadoras municipais da cidade e do campo, pois elas acolheram a política educacional e se debruçaram sobre esse desafio. São profissionais da educação que têm senso de pertencimento e amor à causa de nossos estudantes", declarou Ducilene Kestering.

A gestora concluiu: "O município de Sobradinho investe na educação de qualidade para todos os interessados, e com a orientação do Prefeito Cleivynho Sampaio, a Educação vem sendo destaque regional na defesa do direito ao acesso e permanência na escola para crianças, jovens e adultos. Com o Teste do Avanço, a Secretaria de Educação dá o primeiro passo assertivo, antes do início do ano letivo de 2024."

Ascom/PMS