"Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia". "O sertão é do tamanho do mundo." A música é uma das ferramentas de transformação social. Na prosa de Guimarães Rosa existe música. Na terra do Rei do Baião, Jonnez Bezerra é cantor e músico nascido em Exu, Pernambuco. O nome é uma homenagem do pai José e mãe Inês: Jonnez. Jonnez é literatura e música, ritmo e harmonia.
Jonnez Bezerra inicia o ano de 2024 lançando a música Águas do Itamaragi. Num belo arranjo, o pife dá o ritmo a melodia: "quando a saudade bate, me transporto para um lugar chamado Exu, onde o céu beija ás águas com seu lindo azul". O prefixo “ITA” que no Tupy Guarani designa pedra, rocha, entra na formação de muitos vocábulos do idioma nacional. Itamaragi é um açude nas proximidades do Parque Asa Branca, localizado em Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga.
"A música águas do Itamaragi estava pronta há 10 anos mas a oportunidade de lançar vei agora através da Lei de Incentivo Paulo Gustavo", revela Jonnêz, ressaltando que é o maior prazer cantar e se inspirar na arte da cultura cantada pelos simbolos e valores vivenciados por Luiz Gonzaga.
Autodidata, Jonnez é um dos frutos da primeira turma do Projeto Asa Branca, criado em 2 de março de 2000, pelo então promotor de Justiça, Francisco Dirceu Barros.
No Documentário-Filme, o Milagre de Santa Luzia, ano 2008, durante a fala do cantor e compositor Joquinha Gonzaga, aparece o então menino Cosmo e Jonnez tocando sanfona. . Hoje Cosmo Sanfoneiro e Jonnez Bezerra são dois profissionais da música.
Jonnez Bezerra revela a paixão e diversidade musical. Ele destaca o potencial turístico e cultural de Exu, Pernambuco.
A REDEGN conversou com o músico, que participa do Encontro de Saberes da Caatinga. Jonnez, virtualíssimo é cantor, toca sanfona, flauta, violino, pife e teclado entre outros instrumentos.
"Nasci e já fui ouvindo música. Meu pai e avô tocavam e é certo que isto influenciou e mais a inspiração das músicas de Luiz Gonzaga", conta Jonnez.
redação redegn Foto Ney Vital
0 comentários