A última apresentação do projeto 'Natal Iluminado', da Prefeitura de Juazeiro, foi realizada no sábado (06), na Praça da Catedral Santuário Nossa Senhora das Grotas.
O público conferiu a apresentação dos Congos, grupo cultural tradicional em Juazeiro, homenageando o Dia de Reis, movimento centenário na cultura popular brasileira, que é a passagem das folias pelas ruas, reunindo grupos de cantadores e instrumentistas em homenagem aos três reis magos: Baltazar, Belchior e Gaspar.
"Encerramos a 3ª edição do nosso Natal Iluminado levando aos juazeirenses a magia desta época do ano. É uma alegria muito grande ver a realização de um projeto tão importante e com todas as orientações e apoio da prefeita Suzana Ramos, que valoriza o resgate da cultura das festas de tradição", ressaltou o gestor de Projetos de Cultura e Turismo do município, Edvaldo Francioli.
Dona Alvemira Maria elogiou a apresentação e a iluminação do Natal, que resgatou a magia do período em Juazeiro. "Está tudo lindo. Foi linda a apresentação dos Congos", disse.
A juazeirense e pesquisadora, Dra. Ana Carla Pereira Martins Conselho, que em sua tese de Doutorado estudou o grupo dos Congos de Juazeiro, explicou a participação do grupo no Dia de Reis. "A manifestação de Congos está ligada à devoção a Nossa Senhora do Rosário, que é uma santa da Igreja Católica e os devotos que são os afrodescendentes começaram a fazer suas reverências no mês de outubro. Isso acontece em Juazeiro desde 1925, quando seu Cipriano assumiu a liderança do grupo. A devoção no Dia de Reis integra esse movimento religioso", esclareceu. A professora levou a filha para os ensaios do grupo e hoje, a pequena Maria Rita de 7 anos integra o movimento.
Os Congos de Juazeiro ganharam um reforço para manter a estrutura do grupo e suas tradições. Em outubro de 2023, Gó Véi, líder do grupo e sua família foram premiados como Mestres e contemplados na Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo do estado da Bahia na categoria Saberes, Identidade Ancestrais.
Natal Iluminado-O brilho, as cores e a magia característicos desta época do ano, invadiram Juazeiro. Além da iluminação em vários pontos da cidade, a Praça da Catedral recebeu um presépio em tamanho real, árvores luminosas e outros ornamentos, sendo transformado num verdadeiro cartão postal natalino e encantou os juazeirenses em todo o mês de dezembro.
Congos-Grupo religioso que preserva o culto a Nossa Senhora do Rosário, historicamente ligado ao povo negro em várias regiões do Brasil. O grupo sai em cortejo pelas ruas da cidade de Juazeiro no dia de Nossa Senhora do Rosário (último domingo de outubro), no dia de Finados (02 de novembro) e nos dias em que são convidados para visitação a algumas casas do município.
Ascom PMJ
1 comentário
08 de Jan / 2024 às 16h15
Srs leitores. Confesso não ter lido toda a matéria, mas, só pelo fato, de ver os Congos, em atividade, me remete a continuar acreditando que Juazeiro, irá continuar no caminho certo, questão de tempo, talvez médio prazo, teremos alta estima mais elevada, Cultura, não irá ficar só na falácias bonitas, mas, verdadeiramente não tivemos. Agora, é as autoridades todas, acompanharem esse grupo, que fez/faz história na cidade, não deixem morrer, tradições cultura.Juazeiro, não pode continuar no discurso do já teve.Temos sim, que dizer, que o passado não passa e, o futuro é o presente que já começou.