Os moradores do bairro Dom Thomás promoverão nesse sábado (30) às 08h30 um mutirão para a arborização da Praça da República.
Os organizadores do protesto denuncial que "o espaço que até hoje nunca foi construído e que atualmente está sendo utilizado para descarte de lixo e para fins privados como depósito de material de construção, sendo uma apropriação inadequada do bem público"
Serão plantadas várias espécies nativas da Caatinga, frutíferas e jardinagem, que deixarão o espaço mais bonito e adequado para o convívio coletivo e lazer dos moradores.
"Quando o poder público administra de costa para os bairros periféricos e o espaço público é apropriado pela iniciativa privada. Este fato está ocorrendo há mais de trinta anos. O espaço destinado a uma praça no bairro Dom Tomaz teve parte da sua área tomada para a construção de uma creche. Menos mal por se tratar de um equipamento social. Porém a parte restante é palco de descarte de lixo e foi apropriada por um comerciante como depósito de materiais de construção. São tijolos, areia, tudo enfim para se construir", dizem os moradores..
Ainda de acordo com a coordenação do protesto "revoltados com a ausência de fiscalização da prefeitura, que cobra religiosamente o IPTU, os moradores decidiram agir. Neste sábado dia 30 as 8h30 farão plantio de árvores nativas para deixar o espaço mais adequado para o convívio. Num lugar quente como Juazeiro faz falta uma praça arborizada".
A REDEGN enviou solicitação de resposta a Prefeitura de Juazeiro. Confira:
A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) informa que desde o início do mês equipes de mutirão de limpeza estão percorrendo diversos bairros em toda a cidade, com maquinário para a retirada de resíduos sólidos. O bairro Dom Tomaz foi um dos bairros pelo qual o mutirão passou. Seguindo o cronograma de limpeza pública e atendendo a diversas demandas em toda a cidade, as equipes de limpeza estarão no Dom Tomaz com serviços de poda, varrição e pintura de meio fio, ainda esta semana.
A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) vai enviar uma equipe de fiscalização para vistoriar o local e tomar as medidas cabíveis.
ASCOM PMJ
Espaço Leitor Foto redes sociais
2 comentários
30 de Dec / 2023 às 02h50
Parabéns. Essa iniciativa deveria ser em toda cidade. Precisamos de áreas de sombreamenro pra amenizar as ondas de calor,.Infelizmente a prefeitura promove mais derrubadas de árvores do que o seu plantio.
30 de Dec / 2023 às 12h41
Olha esta praça abriga material pesado de uma loja de material de construção! Está errado!Está! Porém vejo nesta manifestação de um , tentando convencer os outros, caracterizo como pura inveja! A praça está do mesmo jeito há muitos e muitos anos!mas é louvável fazer o plantio de árvores para arborizar e fazer sombras!Falta o município fazer sua parte até por que pagamos e paguei iptu alto este ano de 2023.