A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), encerra o mês de dezembro contabilizando cerca de 15.500 atendimentos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com a soma de ações em alusão ao Dezembro Vermelho, campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Além de testes rápidos e orientações sobre as ISTs, as unidades também intensificaram os serviços específicos como consultas para hipertensos e diabéticos, exames Papanicolau para identificar lesões precoces e evitar o câncer de colo de útero ou agravamento e ações de equipes multidisciplinar com as terapias complementares.
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, ressaltou a importância das campanhas para detectar e acolher os usuários com enfermidades crônicas. "A prefeita deu todo o suporte para intensificar essas ações por entender esse papel das unidades básicas de saúde em acompanhar a população da área onde está inserida, para evitar o agravamento de doenças crônicas e, se necessário, encaminhar para um serviço específico", destacou.
O diretor de Atenção Básica, Luan Borges, detalhou os serviços que foram ofertados nas unidades e o empenho das equipes. "Assim como outras campanhas que a saúde desenvolve durante todo o ano, o Dezembro Vermelho é para alertar e conscientizar a população da importância de se prevenir contra a exposição do vírus do HIV, entre outras infecções sexualmente transmissíveis. Aproveitamos a campanha e reforçamos outros serviços específicos como consultas para hipertensos e diabéticos, exames Papanicolau para identificar lesões precoces e evitar o câncer de colo de útero ou agravamento", informou.
Iana Lima – Ascom Sesau / PMJ Foto: Sesau.
0 comentários