Com atenção voltada para as questões sociais do município, a gestão Suzana Ramos vem conduzindo com maestria a pasta de responsabilidade socioassistencial. Com uma gestão sensível e olhar atento aos interesses do bem-estar coletivo, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), segue firme na promoção do desenvolvimento com qualidade no cenário assistencial de Juazeiro.
"É muito importante o gestor ter um olhar sensível para perceber a necessidade e trabalhar para transformar em oportunidade o que gera benefício para o povo e desenvolvimento para o município. Os números estão aí para comprovar o compromisso da nossa gestão com o nosso povo, seguimos firmes trabalhando e transformando a realidade dos juazeirense", pontuou a prefeita.
Diante da complexa missão de administrar com pouco recurso, por conta do corte de repasse aos municípios, a gestão segue desempenhando com sucesso, as ações no social. Até aqui, foram oito casas entregues totalmente adaptadas para pessoas com deficiência, realizou o serviço de requalificação do Restaurante Popular e do CRAS do bairro João Paulo II, além da Casa de Acolhimento Transformar, espaço voltado para pessoas em situação de rua, e a Casa Messe de Amor, que foi entregue a população totalmente reformada e mobiliada, garantindo o bem-estar e segurança de crianças que tiveram seus direitos violados.
Conhecida por sua sensibilidade em relação às necessidades do próximo, a gestão que trabalha na construção de uma nova Juazeiro, vem realizando um papel importante em frente aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Juazeiro através do Programa de Aquisição de Alimentos (PPA). O programa distribui semanalmente de graça, frutas, verduras, legumes e polpas a mais de 1.600 famílias em situação de vulnerabilidade.
"Assumi o compromisso com a população de Juazeiro, e me sinto honrada por estar realizando iniciativas positivas e que promovem mais qualidade de vida para a população", enfatizou a prefeita,
Por ser uma gestão que pensa no futuro e desenvolvimento econômico e social da população, a gestão municipal vem também proporcionando a mudança de vida e o espírito empreendedor da população. Até novembro de 2023, já foram entregues mais de 700 certificados entre os cursos de maquiagem, manicure e pedicure, barbeiro, sobrancelha, entre outros, além de cursos profissionalizantes. A população mais vulnerável também pode contar com bolsa de estudo na área técnica.
Atenção às mulheres-Promover políticas públicas sociais e estar atenta às necessidades da mulher da sede e do campo, considerando os aspectos biológicos, psicológicos, físicos, além das questões jurídicas, e socioeconômicas, também foi um dos itens que receberam atenção nesta gestão. Na área de amparo e apoio às mulheres vítimas de violência, o município realiza o serviço de acolhida através do Centro Integrado de Assistência à Mulher (CIAM), que realiza um importante papel no município e já realizou mais de dois mil atendimentos.
As ações e projetos em benefício das mulheres juazeirenses é compromisso da gestão que em 2022 implantou, de forma inédita no município, a Casa da Mulher Rural, criada para abrigar e acompanhar as mulheres da zona rural em suas demandas na cidade.
Gestão Inclusiva-Com uma gestão inclusiva desde o início de seu mandato, a prefeita Suzana Ramos também foi pioneira no fomento de políticas públicas para esse público, umas das grandes conquistas da classe foi a implantação do Ambulatório Trans com harmonização assistida da população LGBTQIAPN+ e implantação do atendimento psicossocial à população LGBTQIAPN+.
Ainda em 2023, Suzana Ramos criou, na estrutura administrativa da Sedes, o cargo de Gerência da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. A lei concede o direito e estimula a produção de projetos artístico-culturais das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Diante de mais um avanço, a gestão só reforça a responsabilidade e o compromisso com a inclusão e integração desse público na construção de uma sociedade mais justa e democrática.
"Havia a necessidade da criação desses equipamentos, uma vez que esses grupos são discriminados e sofrem todos os dias algum tipo de violência ou exclusão. Somos um governo inclusivo, a dor do outro é a minha também", enfatizou Suzana Ramos.
Diante de relevantes feitos e com compromisso firmado de continuar trabalhando, a gestão através da pasta social segue mais engajada nas questões e consciente do seu papel na contribuição para a redução das desigualdades sociais.
"A gestão da Prefeita Suzana Ramos tem gerado resultados importantes no desenvolvimento social de Juazeiro, implementando políticas públicas mais efetivas, fortalecendo os programas e os benefícios socioassistenciais em prol da população que mais necessita, tanto na sede como no interior. Durante esses três anos, as ações sociais que emergem vêm se consolidando de forma mais humanizada e se tornaram imprescindíveis para melhorar a qualidade de vida das pessoas da nossa cidade", finalizou a secretária da Sedes, Nadja Dias.
Ascom Sedes/PMJ
0 comentários