A Secretaria de Saúde de Sobradinho formou a primeira Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT), instância de natureza consultiva, deliberativa e educativa, de caráter permanente, cujas ações devem estar voltadas para a seleção e promoção do uso racional e seguro de medicamentos.
A SMS indicou profissionais para a criação da comissão e o próximo passo será a construção da REMUME (Relação Municipal de Medicamentos), uma lista padronizada das substâncias que farão parte do elenco de medicamentos disponibilizados pelo município de Sobradinho.
A reunião de formação da Comissão de Farmácia e Terapêutica (CFT) contou com a participação de dois Conselheiros Municipais de Saúde, representando os usuários do município, do médico de estratégia da Saúde da família, Dr. Miguel, da Direção Clínica do Hospital Municipal, Dr. Philipe Duarte, farmacêuticos e enfermeira.
"A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em indicar profissionais qualificados para compor a CFT reflete o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua dos serviços de saúde em Sobradinho. Esta comissão não apenas desfrutará de autonomia para tomar decisões importantes, mas também contribuirá significativamente para a construção da Relação Municipal de Medicamentos (REMUME). Acreditamos que a atuação da Comissão de Farmácia e Terapêutica e a criação da REMUME são passos estratégicos para a otimização dos recursos da saúde municipal e para garantir que a população receba cuidados de saúde que atendam o padrão de acordo com a nossa complexidade e componentes especializados de uso hospitalar e de saúde mental. Deste modo, estamos confiantes de que essas ações terão impactos positivos na qualidade de vida de nossos cidadãos," declarou a Secretária de Saúde, Josefa Moreira Cruz.
Ascom/PMS
Ascom PMS
1 comentário
22 de Dec / 2023 às 02h17
Srs leitores. As vezes deixo de entender, por não compreender. Se tem gastos com essa Secretaria, qual motivo de não ter prestação de serviços a sociedade Sobradinho,pois, há aproximadamente 4 anos, jornal de meio dia, TV BA, entrevistou uma Sra, disse ter saído da cidade questão, e, estava na fila do hospital Irmã Dulce,a fim tentar conseguir uma ficha de consulta com Ortopedista ou Otorrinolaringologista, não me lembro bem, mas, achei absurdo, pois, deveria gestão municipal, propiciar meios para especialista, atendesse ou na cidade da barragem ou no seu consultório médico, aqui ou Petrolina