A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), já realizou mais de 500 atendimentos de saúde a pessoas em situação de rua por meio do programa "Consultório na Rua", criado pelo Governo Federal e implementado pelo município.
Na última quinta-feira (14) a equipe esteve na Orla I.
O Consultório na Rua começou a funcionar no município em julho deste ano. "Em uma das visitas em Salvador para ver o resultado de alguns programas de saúde e sociais, conheci o Consultório na Rua e logo me identifiquei. Voltei para a nossa cidade e solicitei a sua implantação pensando na dignidade dessas pessoas que estão totalmente vulneráveis. Nossa gestão tem cuidado das pessoas e não é só oferecer serviços de saúde, mas também acolher", destacou a prefeita Suzana Ramos.
A equipe do programa circula em pontos estratégicos da cidade abordando as pessoas em situação de rua e oferecendo consultas médicas e psicológicas, orientações para prevenção em saúde sexual, prevenção de risco por abuso de substâncias químicas, encaminhamentos para assistência social, entre outras.
Equipe Multiprofissional
A secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves, destacou que o programa possui uma equipe multiprofissional para garantir o atendimento a esse público volátil. "Montamos um grupo composto por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, redutor de danos, agente social e técnico de enfermagem, além do motorista. Disponibilizamos um veículo exclusivo para o deslocamento, transportando a equipe e, se necessário, transportando o paciente para uma unidade de saúde ou de pronto atendimento", explicou.
A estratégia 'Consultório na Rua' foi instituída pela Política Nacional de Atenção Básica, em 2011, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.
Iana Lima – Ascom Sesau/PMJ Fotos: Ascom/PMJ.
0 comentários