Ana Carla Pereira Martins Conselho, doutora em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, teve como tema em sua tese a “Inclusão das pessoas com deficiências: um estudo sobre as manifestações culturais de dança em espaços não formais de educação”.
Drª Ana Conselho foi a autora e responsável pela inscrição do Grupo dos Congos de Nossa Senhora do Rosário de Juazeiro-BA, no EDITAL Nº PG18.2023 – PRÊMIO PRESERVAR: CULTURAS, IDENTIDADES E SABERES ANCESTRAIS Prêmio Reconhecimento por Trajetória Cultural.
Em sua trajetória cultural, o Grupo dos Congos Nossa Senhora do Rosário conta com mais de 100 anos de existência, com seus registros e manifestações que acontecem em toda região do Vale do São Francisco. Ressalta-se aqui que, no Edital da Lei Paulo Gustavo na Bahia, houve em seu total mais de 10 projetos de grupos de pessoas que foram selecionados e este grupo foi contemplado em segundo lugar.
Hoje a Drª Ana Conselho, participa integralmente das ações do Grupo dos Congos Nossa Senhora do Rosário e os ajuda na criação de sua própria associação. O Grupo fez parte dos estudos da tese de Drª Ana Conselho onde a mesma chegou a publicar três artigos sobre a temática. É a Ecologia Humana cumprindo a sua função social, cultural e inclusiva.
Como homenagem, lembramos nesse momento festivo, a perda ocorrida em outubro de 2023, de um dos fundadores do Grupo dos Congos, Sr. José Pereira Filho, conhecido como “Govéio” e de sua significativa contribuição para a preservação e disseminação da rica tradição cultural dos Congos de Juazeiro-BA.
2 comentários
15 de Dec / 2023 às 21h28
Srs leitores. A Dra Ana, merece de todos nós Juazeirenses, aí, conclamo a Câmara Municipal, a conceder homenagens, por essa iniciativa, que deveria desde de sampre, ser dos nossos políticos que nos representa. Os Congos, faz parte da vida cultural e artística da nossa cidade, assim como tantos outros grupos, ex: Samba de Veio do Rodeadouro, Escolas de Samba, etc.... Parabéns!!! Dra Ana, Que Deus, continue lhe abençoando.
16 de Dec / 2023 às 12h10
Que maravilhosa iniciativa. O grupo dos Congos de Juazeiro-BA merece todo o reconhecimento pela manutenção da nossa cultura. Parabéns! Doutora Ana Carla.