Com intuito de auxiliar os consumidores a economizar na compra dos itens para preparar a ceia natalina, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juazeiro, órgão vinculado à Procuradoria Geral do Município (PGM), da Prefeitura de Juazeiro, realizou uma pesquisa de preços dos principais produtos da ceia de Natal entre os dias 6 e 12 de dezembro. A pesquisa foi realizada em 14 estabelecimentos da cidade e comparou os preços de 21 itens de diferentes marcas.
O resultado da pesquisa mostrou que, no geral, os preços da ceia de Natal não tiveram uma grande alteração em relação a 2022. No entanto, alguns itens registraram aumentos de mais de 15% a 20%. Um exemplo é o peru, que custava R$ 27,49 em 2022 e passou a custar R$ 28,49 em 2023, um aumento de 3,2%. A pesquisa completa você pode conferir clicando em anexo.
O coordenador do Procon de Juazeiro, Carlos Macêdo, destacou que neste período de festas, é importante haver equilíbrio na hora de consumir. "A pesquisa de preços é importante para garantir que os consumidores tenham acesso a preços justos e a produtos de qualidade nas compras de Natal", disse Carlos
Além de comparar os preços, o Procon também fiscalizou os estabelecimentos para verificar se estavam cumprindo os procedimentos básicos previstos no Código de Defesa do Consumidor (CDC). A fiscalização constatou que todos os estabelecimentos estavam em dia com as normas, como a verificação da data de validade dos produtos, a precificação correta, a disponibilidade do CDC e a emissão de cupom fiscal.
—
Texto: Gabriel Filliph - Ascom PMJ
0 comentários