Uma mistura de emoções marcou o encerramento do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação – Ciências, Tecnologia, Cultura e Artes, nesta quinta-feira (14), na Arena Fonte Nova, em Salvador. Em disputa, a final dos diversos projetos artísticos desenvolvidos nas escolas.
O mais esperado foi o Festival Anual da Canção Estudantil (FACE). A vencedora foi Maria Fernanda, do NTE 24, de Paulo Afonso. Também foram anunciados os ganhadores do Encontro de Corais Estudantis (Encante); Tempos de Arte Literária (Tal) e Festival Estudantil de Teatro (Feste).
Teve ainda apresentações de produções culturais e científicas realizadas pelos estudantes dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE), durante o ano letivo de 2023.
Para Lucas de Araújo, concluinte do Centro Estadual de Educação em Gestão da Tecnologia Álvaro Melo Vieira, de Ilhéus, e jovem ouvidor territorial do NTE 5, do Litoral Sul, esta foi uma experiência gratificante, que será compartilhada com os colegas. "Foi gratificante participar do encontro, desfrutando do conhecimento, que vai marcar na vida de cada um. Foi um evento magnífico e eu saio ricamente agraciado com tudo que eu aprendi e vivenciei. Aproveitarei, levando para o meu território, não somente para mim, toda experiência aqui. Que os jovens possam se engajar nas políticas públicas da Secretaria da Educação".
A coordenadora pedagógica do NTE 7, Sarah Quimba, de Teixeira de Freitas, considera como um momento fundamental de socialização. "É uma experiência muito rica, que tem grande importância. Além da questão da responsabilidade, é gratificante ver a alegria que eles têm com as experiências que vão acontecendo aqui, fazendo amizades e voltando para os seus territórios e para as suas cidades, partilhando com os outros".
O evento, promovido pela Secretaria estadual da Educação (SEC), refletiu as políticas públicas implementadas pelo governo baiano para o fortalecimento das aprendizagens e que contribuem para uma escola mais dinâmica, além de promoverem o protagonismo dos estudantes, capitaneados pelos professores em sala de aula.
A titular da SEC, Adélia Pinheiro, destaca a importância deste evento, a culminância dos projetos desenvolvidos durante todo o ano. "Mais de 3 mil estudantes reunidos, apresentando as suas produções, compartilhando o saber, os conhecimentos e experiências. Essa é a riqueza. Essa é a experiência. Essa é a política de programas e projetos da educação pública da Bahia. Essa é a educação pública da Bahia que fazemos todos os dias".
Durante três dias, 492 estandes expuseram 972 projetos artísticos e culturais; 300 de Educação Profissional e Tecnológica e 162 projetos na 11ª Feira de Ciências, Empreendedorismo Social e Inovação da Bahia (Feciba).
0 comentários