O 1º Festival Cultural Galeota das Artes, em Curaçá, município do norte baiano, finalizou na noite de sábado (02) e já deixou saudade nos curaçaenses.
Seminário, apresentações de reisado, de artistas locais e do forrozeiro Del Feliz na praça do teatro Raul Coelho encerraram o último dia da programação reforçando o valor da cultura local e trazendo ainda mais alegria ao público.
Abrindo as atividades na manhã de sábado, o Seminário da Infância e Adolescência promovido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) reuniu diversos representantes de órgãos públicos que executam políticas públicas para crianças e adolescentes, bem como grupos de jovens da sociedade civil. Na ocasião foram compartilhadas experiências de coletivos da juventude como forma de inspirar o protagonismo juvenil, na sede e no interior. Para Camila Santana, esse foi um momento válido que trouxe informações que podem ser multiplicadas na sua comunidade. "Eu fico feliz em participar desse momento porque com essas experiências que são mostradas, dá pra ver que é possível fazer algo diferente e formar um grupo com a nossa cara. Se dá certo com outros jovens também pode dar certo pra gente também", afirmou.
Del Feliz, cantor e compositor, também se fez presente para falar sobre a importância da cultura e a participação dos/das jovens para a valorização desta, principalmente do forró, que é um dos patrimônios culturais da região. A Filarmônica 15 de Março, do distrito de Barro Vermelho, encerrou o seminário juntamente com o cantor. À noite na Praça do Teatro Raul Coelho, a Galeota das Artes fez o show trazendo repertório do cancioneiro popular e apresentação do reisado com as crianças. Artistas locais fizeram intervenções no palco antes do forrozeiro Del Feliz se apresentar. Finalizando o festival Júlio do Acordeon, músico do distrito de Poço de Fora continuou o arrasta pé.
Ao longo desses quatro dias, as crianças e adolescentes puderam demonstrar o talento lapidado durante as oficinas promovidas pela Galeota. O resultado das aulas de música, de percussão, violão, entre outras, foi apresentado pelo grupo e aprovado por todos/as que assistiam atentamente e emocionados/as às apresentações. Para um dos coordenadores do Galeota das Artes, Fernando Ferreira, o Festival é um marco não apenas para o grupo, mas para o município e representa a persistência. "Ao longo desses nove anos não foi fácil permanecer nessa caminhada, mas nós seguimos firmes. Esse foi o primeiro de muitos outros festivais que a Galeota pretende realizar para mostrar o talento das nossas crianças e adolescentes", finalizou.
O Festival é uma realização da Enredo Produções e do Coletivo Cultural Galeota das Artes do São Francisco, em parceria com a Curaçá FM, e conta com o apoio do Irpaa e o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência do Fomento ao Turismo e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. O evento celebrou os nove anos de atuação do coletivo cultural Galeota das Artes que, voluntariamente, desenvolve trabalhos de arte e cultura com crianças e jovens, valorizando as manifestações culturais da região.
Ascom Agência Chocalho
0 comentários