O Centro de Cuidados Farmacêuticos (Farmácia Central), equipamento da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), recebeu nesta sexta-feira (1º) a visita do representante do Ministério da Saúde do SECTIC/MS e do Comitê Nacional para Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM), Felipe Cachate.
A Farmácia Central foi reconhecida em 2022 por práticas exitosas na V Edição do Prêmio Nacional de Incentivo à Promoção do Uso Racional de Medicamentos "Lenita Wannmacher".
A premiação incentiva a produção técnica, científica, artística, cultural e de contribuição social voltada à Promoção do Uso Racional de Medicamentos (URM) com aplicação no Sistema Único de Saúde (SUS).
A secretária de Saúde de Juazeiro, Ana Lúcia Alves, e o diretor da Assistência Farmacêutica, Igor Menezes, acompanhados de uma equipe de farmacêuticos do município, apresentaram a estrutura da Farmácia Central e discutiram melhorias para o funcionamento e qualificação através de novos projetos.
A secretária de Saúde ressaltou a importância do reconhecimento nacional para as práticas e processos adotados na assistência farmacêutica do município. "A Assistência Farmacêutica de Juazeiro tem ocupado um espaço importante no cenário nacional, não só com o prêmio, mas também com o convênio firmado esse ano com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e com o curso de graduação em Farmácia, que transformou o equipamento em farmácia-escola, contribuindo com a formação dos futuros profissionais que vão atuar na nossa região", destacou.
A convite da coordenadora do Farmalibras, Deuzilane Nunes, docente do colegiado de Farmácia da Univasf, a secretária de Saúde e o diretor de assistência farmacêutica do município também prestigiaram o II Congresso Brasileiro de Saúde em Libras, realizado pela universidade, que está sendo realizado em Juazeiro e encerra neste sábado (2). Estava presente no evento, o assessor da presidência do Conselho Federal de Farmácia e presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica, Tarcisio Palhano.
Farmalibras-O Farmalibras é um projeto desenvolvido pela Univasf e tem como objetivo otimizar o atendimento à pessoa surda nos serviços de saúde, especificamente na área farmacêutica. O projeto iniciou suas atividades em 2017 com estudantes do curso de farmácia, e o apoio do Núcleo de Práticas Sociais Inclusivas (NPSI) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), quando iniciaram a produção do vocabulário de Libras para melhorar a comunicação entre o farmacêutico e a comunidade surda nos serviços de saúde no Vale do São Francisco.
O projeto foi pensado por profissionais especializados em Libras e também por farmacêuticos para formar profissionais da Farmácia. Para contribuir com o projeto, o Conselho Federal de Farmácia (CFF), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), lançou o curso on-line de capacitação na Língua Brasileira de Sinais (Libras). O curso está sendo ofertado por meio da plataforma edufarma.cff.org.br e faz parte dos projetos do Programa FarmaLibras, que inclui duas outras iniciativas: uma plataforma web para facilitar a comunicação durante o atendimento farmacêutico em Libras e o Vocabulário Terminográfico Farmacêutico Bilíngue (Português-Libras).
Ascom Sesau / PMJ.
0 comentários