Finalizando a semana de mutirões do Novembro Azul nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), avalia positivamente as ações voltadas para a prevenção e controle da diabetes e hipertensão arterial, além da prevenção ao câncer de próstata, destinada aos usuários do sistema de saúde do município.
Durante as ações, foram realizadas aferição de pressão arterial e de glicemia, busca ativa dos pacientes com fatores de risco na comunidade para diagnóstico precoce, avaliação do pré-diabetes, avaliação nutricional, forma correta do uso de medicamentos e imunização, entre outras atividades que compõem o Novembro Azul.
O enfermeiro e diretor de Atenção Básica, Luan Borges, explicou que a campanha do Novembro Azul é voltada para a prevenção ao câncer de próstata, porém a Prefeitura de Juazeiro reforçou também a prevenção das doenças crônicas, como o diabetes e a hipertensão. Borges destacou que no mês de novembro foram realizados cerca de 5 mil atendimentos voltados para a saúde do homem. "Esse número reflete somente os atendimentos voltados para a saúde do homem, sem contabilizar os atendimentos de rotinas das unidades. Integrando essa programação, tivemos, durante todo o mês, palestras, rodas de conversa, encaminhamentos para especialistas, imunização e exames de rotina", disse.
As ações de prevenção são realizadas durante todo o ano nas UBSs e o enfermeiro, Italo Rycelli, ressaltou a importância do público em conhecer os fatores de risco do câncer de próstata e das doenças crônicas. "Os municípios realizam esse movimento com o intuito de conscientizar ainda mais a população masculina sobre a importância de cuidar do seu corpo, e também da sua mente, praticar exercícios físicos, ter uma alimentação equilibrada, praticar sexo seguro, cuidar da saúde mental e também fazer exame da próstata periodicamente", declarou.
Usuário consciente
O assistente administrativo, Adriano Oliveira, 47 anos, alerta os homens para os cuidados e prevenção contra o câncer e outras doenças. "Eu acho importante que a gente se previna de várias doenças inclusive do câncer de próstata, que já é de conhecimento os riscos. Eu mesmo já venho há anos fazendo acompanhamento e o preconceito não tem que existir. É normal, temos que fazer esses exames periodicamente", reforçou.
Iana Lima – Ascom Sesau / PMJ/Foto: Ascom Sesau.
0 comentários