A preocupação com a preservação ambiental, visando uma vida mais saudável e feliz, foi a motivação dos educadores da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Anna Hilda Leite Faria na escolha do tema "Eu cuido, você cuida e juntos construímos um mundo melhor", para a segunda edição da mostra cultural, por meio da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb). O projeto, desenvolvido durante todo o ano letivo de 2023, tem como objetivo promover a conscientização ambiental entre as crianças, com foco no cuidado com a natureza, com si mesmo e com o outro.
Durante a mostra, foram apresentados aos pais nesta sexta-feira (24) os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, como pinturas, desenhos, poemas e músicas, que retratavam os temas abordados no projeto. Também foram realizadas apresentações teatrais e atividades lúdicas, que divertiram e educaram o público presente. Os alunos, com idades entre de 3 e 5 anos, também exibiram trabalhos desenvolvidos durante o projeto, como maquetes de rios limpos e sujos, brinquedos feitos com materiais recicláveis e cartazes com mensagens de conscientização ambiental.
O pequeno Guilherme Oliveira Barbosa, de 5 anos, destacou que é preciso o cuidado com a natureza e ainda mostrou que sabe como devemos fazer. "Temos que cuidar da nossa natureza, senão o esgoto enche e o rio fica triste. Não jogar lixo no chão é muito importante", disse. Este pequeno defensor do meio ambiente demonstra uma compreensão admirável sobre a responsabilidade coletiva na preservação do ecossistema. Suas palavras simples, mas profundas, ecoam a necessidade urgente de respeito à natureza e de práticas sustentáveis para garantir um futuro mais saudável e equilibrado para todos.
O secretário da Semaurb, Islédio Bandeira, também avaliou positivamente o projeto. "Acreditamos em uma educação transformadora, no potencial das nossas crianças e que elas são a transformação e a salvação do nosso planeta. É por meio do conhecimento e da conscientização que plantamos a semente da mudança", disse Islédio.
Preservar o meio ambiente começa na infância
A diretora da escola, Rosemary Castro, destacou que o projeto promove o cuidado com a natureza ainda na base, com os pequenos. "Através do projeto, as crianças aprenderam a valorizar a natureza, a cuidar de si e do outro e a construir uma consciência ambiental de preservação e sustentabilidade", disse.
A educadora ambiental, Thalita Carvalho da Semaurb, chamou a atenção para a importância de trabalhar a educação ambiental com as crianças desde cedo. "É compreender o que é lixo, o que é coleta seletiva, a importância da reciclagem e do reuso, além do cuidado com o Rio São Francisco. É fundamental que, desde cedo, as crianças desenvolvam a compreensão sobre o que é poluição e o que é degradação", disse.
Ascom PMJ
0 comentários