Com o tema "Saúde Também é Papo de Homem", a Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (21), na UBS da S17, uma ação alusiva ao Novembro Azul.
A atividade teve início com uma sala de espera dirigida, onde a equipe de saúde falou da importância do cuidado com a saúde e dos serviços que são oferecidos pelo poder público, com o objetivo de encorajar os homens a adotarem práticas saudáveis e buscar atendimento regularmente.
Durante a jornada, mais de 50 homens foram beneficiados pelos diversos serviços que incluíram atendimento médico, odontológico, vacinação, aferição de pressão e a realização de testes rápidos para doenças como HIV, sífilis, hepatite B e C.
No período da tarde, foi realizada uma palestra pela médica da UBS, Dra. Carolina, que discorreu sobre o câncer de próstata, abordando sinais de alerta, cuidados essenciais para a saúde do homem e destacando a importância de buscar atendimento para um acompanhamento adequado.
Os usuários tiveram também um momento de descontração e participaram de um bingo, ganharam brindes e trocaram experiências, fortalecendo os laços comunitários.
"É importante alertar que no Brasil a cada 38 minutos, um homem morre vítima de câncer de próstata. Por isso que estamos fomentando essas ações que são intensificadas no mês de novembro, porém as equipes da Atenção Básica estão de prontidão para atender ao longo do ano. Essa ação, que abrangeu os turnos da manhã e tarde, não apenas proporcionou atendimentos essenciais, mas também estabeleceu um importante canal de comunicação entre os profissionais de saúde e a população masculina. Quero agradecer a toda equipe, na pessoa da coordenadora da UBS da S17, Sabrina Ferreira, pelo trabalho desenvolvido. Durante todo o mês de novembro continuaremos intensificando as nossas ações. Com este trabalho, Sobradinho demonstra seu compromisso na promoção da saúde masculina, mostrando que o Novembro Azul vai além do diagnóstico precoce. É sobre uma abordagem integral e participativa na construção de uma comunidade mais saudável e consciente," destacou a Secretária de Saúde Josefa Moreira Cruz.
Ascom/PMS
0 comentários