Falta de acessibilidade nas calçadas de Juazeiro e Petrolina continua causando transtornos

A REDEGN recebeu foto denuncia feita pelo advogado Jaime Badeca que mostra a falta de condições adequadas das calçadas em Juazeiro. O problema também aflige Petrolina. Tem sido uma das maiores dificuldades enfrentadas por pedestres e cadeirantes nas ruas. "A foto é da avenida Adolfo Viana, nossa principal. Foto bem didática que explica Juazeiro, Bahia". Acessibilidade zero", diz Badeca.

Ainda de acordo com o Jaime Badeca, o tema merece discussão e um amplo debate. "Cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida sofrem mais por conta dessas irregularidades"

As regras de mobilidade dizem que a rua é lugar de carro, e lugar de pedestre é na calçada, no máximo o pedestre pode atravessar a rua em locais adequadamente sinalizados. Mas na prática a coisa muda, e nem é por falta de disciplina, como muitos também fazem, mas por falta de alternativa.

No dia 18 de abril de 2018, a REDEGN destacou reportagem sobre a Mobilidade Urbana: cadeirantes reclamam da falta de estrutura em Juazeiro e Petrolina. O problema continua atual.

Pessoas com deficiências físicas e motoras reclamam da falta de acessibilidade em Juazeiro e Petrolina. Uma das situações mais dificeis para cadeirantes, por exemplo, é o tráfego em calçadas em péssimas situações e com obstáculos. 

A Campanha Calçadas do Brasil realizada para avaliar as condições das vias e revela a falta de política pública.

De acordo com o estudo, a maioria das ruas e calçadas não oferece segurança, condições de caminhabilidade ou acessibilidade, o que prejudica ainda mais o acesso.

De acordo com a análise divulgada pela Mobilize Brasil, o levantamento foi feito para avaliar a estrutura das calçadas, considerando conforto, segurança e sinalização para pedestres. Foram encontradas calçadas estreitas, quebradas, degraus que impedem o acesso a cadeirantes, postes e obstáculos que dificultam a mobilidade, faixas de pedestre apagadas, falta de semáforos e unidades defeituosas, além da ausência ou falta de manutenção de rampas de acesso.

A REDEGN questionou a Prefeitura de Petrolina sobre a situação denunciada e aguarda resposta.

Através de nota a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) informa que uma equipe de fiscalização e obras será enviada para verificar a situação do imóvel.  

CONFIRA NOTA PREFEITURA JUAZEIRO: A Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) informa que uma equipe de fiscalização e postura será enviada para notificar o proprietário para a desobstrução da calçada. O não cumprimento sujeitará o responsável às penalidades previstas na legislação municipal. A Semaurb destaca que realiza constantemente ações educativas com o propósito de conscientizar a população sobre a importância de não obstruir calçadas.

ASCOM PMJ_

Redação redegn Foto advogado Jaime Badeca