O mês de novembro é voltado para a valorização do protagonismo das mulheres nos negócios e, por isso, no próximo domingo (19) é comemorado o Dia do Empreendedorismo Feminino. Para homenagear este público que movimentam a economia local, a Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), ofertou um café da manhã nesta sexta-feira (17) no Espaço Colaborar.
A iniciativa reuniu empreendedoras de diversos segmentos de Juazeiro, bem como representantes de órgãos do poder público. Além do café da manhã, algumas mulheres dividiram suas experiências. A empresária Neide Ferreira foi uma delas. "Cheguei em Juazeiro há 27 anos, ainda uma menina. Eu e meu ex-marido crescemos muito na área de venda de queijos e vinhos, mas, infelizmente, ele, que cuidava da parte financeira, não soube administrar e fomos à falência. Tive que, sozinha, me reinventar, me reerguer, ver a minha vida financeira mudar. Hoje digo que sou muito mais feliz. Cresci espiritualmente, dou valor às coisas pequenas e agradeço pelo reconhecimento e convite de dividir minha história", emociona-se Neide.
O secretário da Adeap, Vinícius Alves, destacou a importância de ter um mês voltado para homenagear a potência que a mulher tem para empreender. "Vemos um número cada vez maior de mulheres que empreendem, que sustentam suas famílias, seja através de pequenos negócios, seja através de grandes empresas. Todas merecem o devido reconhecimento e valor", diz.
"Aqui a gente tem se preocupado em fazer diversas ações e iniciativas para auxiliar, não apenas nas vendas, mas fomentar conhecimento de ferramentas que possam alavancar os negócios destas mulheres. Além disso, realizamos, de forma pioneira, feiras de empreendedorismo feminino durante eventos grandes da Prefeitura, como Carnaval, Copa Vela e 7 de Setembro", destaca a gerente executiva da Sala do Empreendedor de Juazeiro, Gleidiane Borges.
Dia do Empreendedorismo Feminino
A data foi criada no ano de 2014 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a abertura de negócios por mulheres, motivando o crescimento econômico e o desenvolvimento sustentável, com atividades realizadas em mais de 150 países. Mesmo sendo o grupo mais afetado pela pandemia, as empreendedoras brasileiras driblaram a crise com inovação para salvar seus negócios.
O presidente Lula sancionou, no início de setembro de 2023, a Lei 14.667, que institui a Semana Nacional do Empreendedorismo, que passa a ser comemorada anualmente em novembro. A legislação determina que o poder público realize ações e campanhas de esclarecimento durante o período, a fim de conscientizar a população sobre os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras.
0 comentários