O Dia da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Para destacar a importância da diversidade étnico-racial e promover um ambiente inclusivo, as faculdades UniFTC de Juazeiro e Petrolina realizam até final de novembro um movimento cultural e histórico com várias programações sobre o tema.
Os eventos são abertos ao público e acontecem nas unidades de ensino. De 17 a 27 de novembro, o colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo estará com a exposição Afrobrasilidade com registros fotográficos dos estudantes.
A proposta é mostrar através das lentes uma análise artística e educativa da cultura afro-brasileira. As fotografias ficarão expostas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na UniFTC de Petrolina, exceto finais de semana.
A Liga Acadêmica de Psicologia em Saúde Mental (LAPSM) realizará uma roda de conversa intitulada 'Psicologia Preta' com as psicólogas, Luádia Mabel, Cinthya Leal, Raynache Pereira, as duas últimas egressas da instituição. O evento acontecerá no auditório da UniFTC de Juazeiro, das 13h às 16h, no dia 18 de novembro. Interessados precisam inscrever-se no link: https://unif.tc/rodadeconversa e contribuir com um valor simbólico de R$ 12. Os participantes receberão certificado.
O colegiado de Direito organizará uma mesa redonda com professores especialistas na discussão da temática da população negra. O bate-papo está programado para ocorrer das 19h às 21h, no dia 20 de novembro, na faculdade em Petrolina.
O curso de Enfermagem realizá um "resumo do Brasil negro e a situação de saúde", no dia 23 de novembro, às 19h, no auditório da instituição de Juazeiro. As palestras serão ministradas pelo historiador Thiago Fernandes, que contextualizará sobre os movimentos e lutas da população negra, e a psicóloga Jonalva Paranã, que trará um diálogo sobre a saúde da população negra e o quanto isso impacta na saúde física e mental. A iniciativa tem o envolvimento dos cursos de Nutrição, Farmácia e Fisioterapia. O evento é gratuito e vale certificado. Para a inscrição, basta acessar o link: https://unif.tc/palestrauniftc. As vagas são limitadas.
O objetivo da iniciativa é sensibilizar a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a relevância dos dados, história e cultura, além de conscientizar sobre a importância de combater o preconceito racial e promover a igualdade, destacando a contribuição dos afrodescendentes para a construção da sociedade.
"É uma forma de estimular o desenvolvimento pessoal e profissional dos participantes e demonstrar o compromisso da instituição com o fortalecimento da identidade negra e a justiça social", afirmou o diretor da UniFTC, unidades de Petrolina e Juazeiro, Andrei Mello.
Vânia Castro Assessoria de Imprensa
0 comentários