A Codevasf conquistou a 4ª posição entre as 19 empresas estatais dependentes da União no ranking de qualidade da informação de custos referente a 2022.
A informação foi divulgada no Relatório Foco em Custos (RFC), elaborado pelo Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A Companhia obteve nota 7,0 e recebeu Certificado de Menção Honrosa pelo desempenho.
O reconhecimento de boas práticas na qualidade da informação de custos é dedicado às setoriais mais bem ranqueadas no relatório. Os rankings foram elaborados a partir de indicadores de implementação da contabilidade de custos por competência (regularidade e dispersão); de utilização das ferramentas de detalhamento de custos disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI); e de economicidade. Os indicadores foram apurados para as setoriais de custos de Ministérios, Advocacia-Geral da União (AGU) e Comandos Militares; universidades federais; agências governamentais e empresas estatais dependentes.
O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, avalia que o desempenho da Companhia demonstra eficiência e transparência da empresa na gestão de recursos públicos. “A Codevasf está alinhada às melhores práticas de governança pública. A Companhia conta com gestão estratégica eficiente, com foco em ações que contribuem para o desenvolvimento regional. A empresa mantém firme compromisso com decisões baseadas no bom uso dos recursos e com a qualidade das informações sobre suas ações disponíveis para consulta pública”, afirma.
Em relação à nota geral dos órgãos e entidades, a Codevasf ocupa a 17ª posição, com evolução positiva nos indicadores entre 2019 a 2022. Em 2019, a empresa obteve classificação n° 63. No ano seguinte, a classificação evoluiu para n° 29. A análise da evolução do desempenho do conjunto das notas dos rankings foi elaborada com dois cenários: o primeiro traz a evolução entre 2019 e 2022, entendida como apresentando o efeito acumulado até 2022 desde a implementação dos rankings, em 2019; e o segundo, a evolução entre 2021 e 2022, apresentando o efeito incremental no período.
Sobre o Relatório Foco em Custos-O RFC é publicado anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional. O objetivo é oferecer à sociedade instrumentos de transparência sobre o uso dos recursos públicos, bem como fomentar entre os gestores governamentais o uso da informação de custos de forma alinhada às melhores práticas de governança pública.
Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional da Codevasf
0 comentários