Nesta segunda-feira (6), por volta das 9h, o coordenador do Núcleo Regional de Saúde Norte(NRS) Dr. Pedro Alcantara, juntamente com o técnico da Vigilância Sanitária David Inácio e a técnica do CIEVS, Geisiane Gomes, realizaram uma visita técnica ao povoado de Guanhães no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro na Bahia. A visita tinha como objetivo verificar in loco a situação de mortandade de peixes e de articular ações para o enfrentamento dos problemas detectados.
No momento da visita, técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE estavam realizando uma coleta de amostras de água do Rio São Francisco e do sistema de abastecimento do povoado, para posterior análise. No local visitado foram encontrados cerca de 20 peixes mortos, além da água da margem do rio estar aparentemente escurecida e com odor forte. Segundo relatos dos moradores, o primeiro episódio teria acontecido na noite de sábado (04/11) com peixes pulando para fora do rio, em seguida foram observados vários peixes mortos e o odor fétido da água. Foram levantadas, pelos técnicos do SAAE, algumas hipóteses sobre o que teria causado este fenômeno: contaminação do rio por agrotóxicos; contaminação do rio por rejeitos de mineração. No entanto apenas após análise e investigações dos órgãos ambientais competentes é que será possível chegar a uma conclusão das causas da mortandade.
Amostras de água foram coletadas e serão analisadas pelo SAAE, para verificação de possíveis alterações microbiológicas e físico químicas. Uma das amostras será analisada no laboratório da qualidade da água do NRS Norte.
Enquanto não se chegar a uma conclusão da investigação sobre as causas da morte dos peixes a orientação deste Núcleo, seguindo princípios de precaução, é a de que os moradores não devem consumir os peixes e à água captada na localidade de Guanhém.
O NRS Norte Juazeiro em articulação com a Secretaria de Saúde de Juazeiro, SAAE e Órgão Ambientais estará atuando em caráter permanente para adotar medidas para proteger a saúde da população.
Núcleo Regional de Saúde Norte(NRS)
1 comentário
06 de Nov / 2023 às 19h58
Precisamos de mais Pedro Alcântara enm Juazeiro , sempre defendendo a saúde, não corre da raia. Parabéns Doutor.